Como o rei Charles III virou símbolo da agricultura orgânica na Inglaterra
Charles III é também um entusiasta da agricultura livre de insumos químicos. Desde os anos 1980, ele adota a produção orgânica em Highgrove House, sua residência de campo, localizada na região sudoeste da Inglaterra.
O agora Rei da Inglaterra levou a produção orgânica também para Sandringham, um dos retiros preferidos da Rainha Elizabeth, quando ele assumiu a administração da fazenda, em 2017. A propriedade, que fica a cerca 160 quilômetros ao Norte de Londres, pertence à família Windsor (e não ao Estado britânico) há mais de 150 anos.
Comprada pela Rainha Vitória em 1862, Sandringham é hoje uma espécie de vitrine da agricultura orgânica para os ingleses. Os Windsor produzem itens como trigo, cevada, feijão, aveia, batata e cebola, além de frango e suínos, nos 2.400 hectares que administram, a propriedade tem 6.400 hectares, dos quais 4.000 hectares estão arrendados, segundo seu site oficial. A fazenda abriga ainda projetos de conservação ambiental. Rotação com ovelhas e gado.
Em 2018, em um passo adiante na transição orgânica da propriedade, Sandringham passou a se dedicar também à produção de ovelhas. O plantel, que hoje tem 2.700 animais, integra o sistema de rotação de culturas que a fazenda adota desde 2018.
Mais recentemente, Charles incluiu ainda a criação de gado de corte, da raça Shorthorn, originária do Noroeste da Inglaterra, entre as atividades da fazenda. O rebanho fará parte do sistema de produção agroflorestal, outra das bandeiras do Rei inglês, em alguns anos.
A fazenda ainda não adota efetivamente o sistema agroflorestal porque as árvores frutíferas plantadas para a adoção desse modelo ainda não atingiram tamanho suficiente para fazer sombra para o gado. Entre as espécies escolhidas para a agrofloresta dos Windsor estão árvores de maçã, figo, ameixa e marmelo.
Fonte: Valor
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.