Biblioteca

Controle Biológico como Opção no Manejo de Pragas do Algodoeiro

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 24 de maio de 2024.

O agroecossistema algodoeiro possui muitas características que o torna relativamente complexo quanto ao manejo de pragas. Por décadas o manejo integrado de pragas do algodoeiro tem buscado sedimentar ou desenvolver práticas como sistema de amostragem, nível de controle e táticas melhor adaptadas ao controle das pragas. Em menor escala, tem-se verificado iniciativas na tentativa de inserir níveis de não-ação no processo de tomada de decisão, bem como adoção de controle biológico por incremento, ou mesmo, por conservação de inimigos naturais que ocorram naturalmente.

Essa situação pode ser atribuída menos à falta de dedicação e avidez da pesquisa e extensão, e mais ao grande número de pragas que ocorrem infestando a cultura, suas particularidades quanto a colonização da lavoura e diferenças quanto aos tipos de injúrias ocasionadas, além da fragilidade associada ao cultivo em larga escala, devido as tecnologias e investimentos aportados.

Atualmente, a cultura encontra-se em um patamar de risco mínimo quanto as perdas toleradas, principalmente, aquelas provenientes da ausência ou ineficiência do controle de pragas. Isso pode ser explicado, em parte, pelo fato do Brasil ter que se mostrar competitivo frente a agricultura subsidiada de outros países, estreitando os limites compreendidos entre os custos de produção e os lucros obtidos, os quais são função direta da produção obtida.

Se por um lado esse panorama de “fragilidade” e “alto risco” limita a adoção de medidas alternativas ao controle químico, por outro lado o crescente interesse na redução dos custos de produção, obtenção de um produto de melhor qualidade ou ambientalmente mais equilibrado, bem como a necessidade de redução da pressão de seleção imposta pelos pesticidas que com o tempo resultam na ineficácia do controle obtido, tem voltado as atenções para o controle biológico, visando minimizar estes problemas.

Fonte: Embrapa

Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra os Guias  de produção orgânica da Sociedade Nacional de Agricultura:

Comentários

Os comentários estão desativados.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.