Mercado de orgânicos ganha centro de inteligência
A revista Agron entrevistou a coordenadora do CI Orgânicos, Sylvia Wachsner que explicou o objetivo do projeto e as ações a serem desenvolvidas. Entre as respostas que foram publicadas pela revista constam informações relativas à produção de orgânicos no Brasil e as perspectivas para 2014/2015.

Visita à feira Greenmarket, em Nova York
A feira conhecida como Greenmarket, é mundialmente famosa e começou com poucos agricultores em 1976, crescendo exponencialmente nos últimos 35 anos. Em épocas de pico , 140 agricultores regionais , pescadores e padeiros oferecem seus produtos a uma legião de devotos e moradores da cidade, que apóiam à agricultura local.

CI Orgânicos: mapeamento do setor precisa melhorar
“Verifiquei os dados recentes do Cadastro Nacional dos Produtores Orgânicos do Ministério da Agricultura, e percebi que a produção é classificada nos parâmetros de primária vegetal, animal ou extrativismo sustentável orgânico. Ou seja, ainda não sabemos que produtos e quais são os volumes produzidos.”

Sementes: rumo à independência
“Com um punho bem fechado sobre as propriedades rurais, do qual nada cai, o oligopólio das indústrias
de sementes, concentradas e consolidadas num punhado — vale a redundância — se converteu num
dos maiores riscos para o desenvolvimento das sementes orgânicas”.
Cultivando água boa
Projeto da Itaipu, tem como missão o aproveitamento hidráulico dos recursos hídricos do Rio Paraná, pertencentes a dois países (Brasil e Paraguai); gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental.

Focar no atacado, varejo e no consumidor com olhar mais global
Madi, Presidente do Ital, questionou o motivo de o agronegócio não trabalhar em conjunto com a indústria. “A importância do agronegócio não é explorada adequadamente”, aponta para a necessidade de mudança deste cenário,.
Responsabilidade de contribuir com produção de alimentos
Em 2050, a população será de 9 bilhões de pessoas e nós teremos a responsabilidade de contribuir com quase 40% da produção de alimentos no mundo”.

Consumidor procura alimentos personalizados
Necessidade de capacitar distribuidores para promoção dos produtos; avaliar novos padrões da acirrada concorrência; apresentar itens personalizados; otimizar as marcas; perceber o valor do produto pelos clientes; buscar um relacionamento duradouro com o consumidor final.
Agronegócio deve ter marketing
“Não adianta o Brasil querer ser eficiente na infraestrutura e logística e não ser eficiente em comunicação”, Maurício Mendes, ABMR&A.
Brasil enfrenta problemas de logística, não existe órgão integrador
Manuel Poppe de Barros (EPL): Brasil enfrenta problemas de logística porque não existe órgão integrador dos sistemas relacionados à cadeia.