
Investimentos tecnológicos em produção barateiam o produto final
A coordenadora do Centro de Inteligência diz que “o desenvolvimento de sementes orgânicas adaptadas às diversas regiões do Brasil, e a pesquisa de alternativas à alimentação animal, bastante comprometida devido à produção de soja e milho transgênicos, são alguns dos principais gargalos da produção orgânica”.

Setor de orgânicos deve investir mais em tecnologia para alcançar escala
“A agricultura orgânica possui especificidades como regulação e certificação de produtos, que aumentam o desafio dos produtores. Precisamos melhorar as práticas agrícolas, adaptar equipamentos e maquinarias, e utilizar tecnologia para incrementar as atividades”, afirma coordenadora do CI Orgânicos.

Parcerias podem alavancar produção de leite orgânico e derivados no Brasil
Em 2012, a Embrapa Cerrados indicou que o Brasil produziu 6.8 milhões de litros de leite orgânico, e esse resultado representava menos de 1% dos 32 bilhões de litros do produto convencional naquele ano.

BioBrazil Fair: mapa da agricultura orgânica mostra oportunidades e gargalos
Coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias salienta que o consumo de produtos orgânicos não está mais restrito às capitais: também cresceu muito a introdução destes produtos na alimentação escolar.

Coordenadora do CI Orgânicos discute desafios da Ecogastronomia
A diretora da Sociedade Nacional de Agricultura e coordenadora do CI Orgânicos, Sylvia Wachsner, participou nessa segunda-feira (6) do Programa Rio em Foco. Ao lado de Roberto Mattar, fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os especialistas discutiram as dificuldades ainda enfrentadas pelo setor, apesar das altas cifras nos últimos anos.

SNA defende oferta de alimentos nacionais certificados nas Olimpíadas
O desafio, para Sylvia, será estabelecer uma negociação proveitosa entre as empresas de catering e os pequenos produtores. “Este é um ponto sensível que ainda requer maior atenção. Os alimentos orgânicos são sazonais, produzidos em menor escala, disponíveis em menor volume e os produtores precisam ser pagos de maneira antecipada ou mesmo durante a entrega dos alimentos. As caterings foram contratadas para oferecer grandes quantidades de refeições. Então, será preciso negociar”.

SNA: vê com cautela anúncio do Plano Safra da Agricultura Familiar
“O 2º2º Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, a coordenadora do CI Orgânicos/SNA destaca que “o Planapo, lançado nesta terça-feira (4 de maio), trata também da formação de sete mil agentes da Ater, considerando que faltam extensionistas e técnicos conhecedores das práticas agroecológicas e da produção orgânica no País”, a coordenadora do CI Orgânicos/SNA destaca que Planapo, lançado nesta terça-feira (4 de maio), trata também da formação de sete mil agentes da Ater, considerando que faltam extensionistas e técnicos conhecedores das práticas agroecológicas e da produção orgânica no País”

Seminário de Agroecologia de Mangaratiba (RJ)
O objetivo do evento é estimular o debate do desenvolvimento sustentável das propriedades rurais do município, através da conservação e do uso racional da biodiversidade, estimular a produção e o consumo de produtos orgânicos e promover a troca de experiências entre agricultores.

Certificação dos alimentos orgânicos
No Programa Cidades e Soluções da GloboNews, acompanhe a matéria que mostra um panorama sobre este mercado que possui uma demanda crescente. Também veja a entrevista realizada, pelo jornalista Andre Trigueiro, na loja do Sítio do Moinho, no Rio de Janeiro e com a coordenadora do CI Orgânicos.

Coordenadora ressalta importância sobre campanha do selo orgânico
Preocupado com o crescimento da presença de supostos produtos orgânicos nas prateleiras do comércio varejista, o Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos) da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) iniciou campanha de alerta ao consumidor brasileiro. Segundo a coordenadora do CI Orgânicos, Sylvia Wachsner, a campanha visa a valorizar a certificação e educar o consumidor.