
Descubra a Agroecologia com a Manejebem
O curso é perfeito para profissionais que querem entender as práticas sustentáveis do futuro. Transforme sua carreira e aprofunde seus conhecimentos em Agroecologia em 5 videoaulas, 1 e-book e 1 mentoria ao vivo com Caroline Luiz Pimenta, COO da ManejeBem, Dr. em Ciência!

A Verticalização da Agricultura Orgânica Regenerativa
Com cada vez mais recursos sendo destinados a essa pesquisa, uma organização se colocou no centro da agricultura orgânica regenerativa nos EUA: a Mad Agriculture, uma organização sem fins lucrativos que busca melhorar o ecossistema para os agricultores do país que desejam fazer a transição para a agricultura orgânica regenerativa.

Cultivo de tomate orgânico consorciado com coentro em estufa agrícola promove sustentabilidade no Brejo paraibano
A pesquisa faz parte dos estudos quanto a produção agroecológica de alimentos realizados pelo Grupo de Pesquisa Agrobiodiversidade do Semiárido, coordenado pela professora Elida Barbosa. A primeira colheita do plantio superou as expectativas de toda equipe. O tomate, conforme explicou a docente é uma das hortaliças mais consumidas e também uma das mais contaminadas por resíduos de agrotóxicos, pelo uso intensivo de agrotóxicos no ciclo da cultura.

A conservação das sementes crioulas contribui para a sustentabilidade
A preservação desses materiais evita a perda da diversidade genética e cultural existente na agrobiodiversidade catarinense.

Agricultura regenerativa e os alimentos orgânicos
A agricultura regenerativa, segundo a versão da Regeneration International, apresentada por Leandro Bin, são as práticas agrícolas e de pastoreio que revertem as mudanças climáticas, reconstruindo a matéria orgânica do solo e restaurando a biodiversidade degradada.

Native é a primeira empresa de alimentos do mundo a ganhar selo de comércio ético
A Native, marca de produtos orgânicos do Grupo Econômico Balbo, acaba de se tornar a primeira empresa de alimentos no mundo a receber a certificação de sistema de fornecimento ético concedida pela UEBT (União para o BioComércio Ético) – associação internacional sem fins lucrativos que estabeleceu um padrão global para a utilização sustentável da biodiversidade na cadeia produtiva.

Oportunidades e perspectivas para a cadeia do açaí
A cadeia do açaí e derivados movimenta mais de US$ 720 milhões por ano no mundo, segundo boletim publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). E o Brasil, maior produtor do fruto no mundo, produz mais de 1.5 milhão de toneladas por ano, segundo o IBGE. O mercado desse importante produto da economia amazônica tem se mostrado crescente, apresentando uma perspectiva de taxa de crescimento de mais de 12% para os próximos anos.