OPAC

Sistemas Participativos de Garantia

Sistemas Participativos de Garantia

Os autores abordaram de forma brilhante esse tema, tratando de recheá-lo com informações valiosas que resgatam a história, descrevem as experiências e, acima de tudo, apontam caminhos para uma melhor gestão do Sistema.

Sistemas Participativos de Garantia, SPG

Sistemas Participativos de Garantia, SPG

Conforme a regulação brasileira para a produção orgânica o Sistema Participativo de Garantia, caracteriza-se pela responsabilidade coletiva dos membros do sistema, que podem ser produtores, consumidores, técnicos e demais interessados. Para estar legal, um SPG tem que possuir um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (Opac) legalmente constituído, que responderá pela emissão do SisOrg.

Certificação participativa de produtos orgânicos.

Certificação participativa de produtos orgânicos.

A Revista Ambiente & Água apresentou o artigo “Sistema de garantia participativa, equivalência e controle de qualidade em um estudo comparativo sobre sistemas de certificação orgânica na Europa e no Brasil”, realizado por alunos de universidades brasileiras e europeias.

Como regularizar a produção orgânica?

Como regularizar a produção orgânica?

Como conseguir a certificação? Como ter certeza se um determinado produto é, de fato, orgânico? Um guia para esclarecer as dúvidas sobre a produção e a comercialização de orgânicos no Brasil.

Soja orgânica

Soja orgânica

Os interessados em produzir soja ou qualquer outro produto orgânico devem procurar orientação inicialmente numa instituição de certificação orgânica. Pesquise e conheça como funciona o sistema de produção antes de iniciar o processo de conversão, que leva em média dois anos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.