
Decreto presidencial cria programa de pesquisa e inovação para agricultura familiar
O Programa busca fortalecer a agricultura familiar e a agroecologia, como segmentos sociais estratégicos para a ampliação da produção de alimentos saudáveis. Foi instituído, no dia 3 de dezembro, por decreto presidencial, o Programa Nacional de Pesquisa e Inovação para a Agricultura Familiar e a Agroecologia (PNPIAF). Essa iniciativa inédita tem como objetivo promover ações de PD&I voltadas à agricultura familiar, com ênfase na transição agroecológica dos sistemas agroalimentares, preservação dos biomas e sustentabilidade dos agroecossistemas. As discussões entre as equipes técnicas da Embrapa e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), desde 2023, culminaram com a elaboração de uma plataforma colaborativa, que embasa as temáticas prioritárias abarcadas pelo novo Programa.

Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica SP
Agroecologia no Brasil é uma imbricação entre Ciência, Movimento Social e Prática. Como uma ciência de natureza interdisciplinar, tem por base uma epistemologia que abarca o contexto e a complexidade, em que seus princípios ecológicos permitem o tratamento e estudo de ecossistemas que sejam culturalmente sensíveis, socialmente justos e economicamente viáveis, proporcionando assim, um agroecossistema sustentável. Como prática, a abordagem agroecológica na produção da agrobiodiversidade busca desenvolver e manejar agroecossistemas com uma dependência mínima de insumos agroquímicos e energéticos externos, inspirando-se no manejo de povos e comunidades tradicionais, assim como na Agricultura Biológica, Natural, Permacultura, Biodinâmica, entre outros. O sistema produtivo agroecológico tem um olhar para as concepções agronômicas anteriores à chamada “Revolução Verde”, que teve lugar no Brasil nas décadas de 60 e 70 do século passado.

Controle Biológico como Opção no Manejo de Pragas do Algodoeiro
O agroecossistema algodoeiro possui muitas características que o torna relativamente complexo quanto ao manejo
de pragas. Por décadas o manejo integrado de pragas do algodoeiro tem buscado sedimentar ou desenvolver práticas como sistema de amostragem, nível de controle e táticas melhor adaptadas ao controle das pragas.

Cultivo de tomate orgânico em consórcio com erva-doce
A rotação de culturas, além de contribuir para reduzir o risco de infestação de insetos pragas e presença de patógenos, pela quebra do ciclo biológico, inibe o desenvolvimento de plantas não cultivadas ou “invasoras” permite uso mais eficiente de recursos naturais como água, nutrientes e luz, além de possibilitar melhoria da estrutura física e das propriedades químicas e biológicas do solo.

Bioinsumos na cultura da soja
Quando se fala em agricultura regenerativa, o próprio termo nos remete a regenerar, o que envolve um manejo integrado do sistema produtivo, com substituição gradativa dos agroquímicos, inserção de bioinsumos que permitam a melhoria da saúde de todo o agroecossistema, o equilíbrio biológico, a estabilidade e eficiência dos agentes de controle biológico, o uso de práticas culturais sustentáveis (plantio direto, utilização de culturas de cobertura e a rotação de culturas), mensurando os riscos e preconizando altas produtividades. Entretanto, essa substituição de químicos sintéticos por alternativas biológicas não é tão simples de ser realizada e diferentes obstáculos precisam ser superados. Desta forma, este capítulo buscar abordar os principais desafios na adoção de bioinsumos na cultura da soja, visando desmistificar, trazer temas relevantes e experiências práticas.

Lume: um potente instrumento para a promoção da Agroecologia
o método Lume, um instrumento que oferece, pela agroecologia, um enfoque crítico, para monitorar, avaliar, comparar, apoiar e fortalecer as transformações nos sistemas alimentares em diversas partes do mundo. Sua importância reside na capacidade de amalgamar análises econômicas e ecológicas.

Agroecologia: Práticas, mercado e política para uma nova agricultura
Os capítulos que compõem a coletânea foram escritos a partir…

Construção de mercado: Cooperativa Ecoserra
Os resultados mostram que o entendimento de mercado é muito complexo e de difícil consenso entre os atores, gerando conflitos internos.

Agricultura orgânica e Agroecologia, conversão
O caderno 196, de 2005, publicado pela Embrapa Agrobiologia aborda as questões conceituais e o processo de conversão da Agricultura Convencional para Agricultura Orgânica e Agroecologia.