
Como a Francesa Anne Bousquet Revolucionou o Mercado do Vinho Orgânico na Argentina
Conheça a história de resistência de uma economista, seguida por paixão, negócio e uma escolha: viver da uva. O compromisso da Domaine Bousquet com a sustentabilidade vai além da produção orgânica. A empresa adota políticas de triplo impacto com uma visão 360º, integrando aspectos ambientais, sociais e econômicos em todas as suas operações.

Confira o webinar com a Coopernatural falando sobre desafios e soluções para a produção orgânica no Brasil
O Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos) realizou no dia 31 de março o webinar Conversas com Produtores: “Coopernatural – Agricultura Familiar inovando há 20 anos no mercado de orgânicos” para falar sobre os desafios desta atividade, bem como soluções possíveis para gargalos antigos e legislação para orgânicos, entre outros temas.

Produtor de São Paulo terá ferramenta digital para certificação de orgânicos
A produção de orgânicos terá uma nova ferramenta digital voltada para agricultores de Campinas, no Estado de São Paulo. A Embrapa Territorial e a Associação de Agricultura Natural de Campinas (ANC) firmaram parceria para substituir os formulários de papel utilizados no processo de certificação por um aplicativo de celular.

Pioneirismo e sustentabilidade: a trajetória da Fazenda Malunga no DF
Liderada por Clevane Ribeiro Pereira Valle e Joe Valle, a fazenda tornou-se referência na produção de alimentos orgânicos na capital federal. Atualmente, a Fazenda Malunga abastece mais de 130 pontos de venda, tem quatro lojas no DF e um atacado no Ceasa, oferecendo cerca de 80 produtos, entre hortaliças, laticínios e itens minimamente processados, como saladas prontas. Todos os alimentos da fazenda seguem as normas de certificação do Ministério da Agricultura. Para Clevane, esse selo é essencial para a confiança do consumidor e reflete o cuidado com cada etapa da produção, do solo ao alimento final, fator que justifica o valor um pouco mais elevado dos orgânicos.

Agricultura Regenerativa Tropical: Um caminho para sustentabilidade
A Agricultura Regenerativa Tropical surge como uma resposta a esse dilema, apresentando um novo paradigma de produção de alimentos baseado na regeneração dos ecossistemas, na valorização da biodiversidade e na busca por um futuro mais sustentável e próspero. Mais do que um conjunto de técnicas, a Agricultura Regenerativa Tropical é uma mudança de mentalidade, uma forma de enxergar a produção agrícola como parte de um sistema complexo e interligado, onde a saúde do solo, das plantas, dos animais e do ser humano estão intrinsecamente conectadas.

Ferramenta digital vai facilitar vida de produtor de orgânicos em São Paulo
Uma novidade deve transformar o dia a dia de quem vive da agricultura orgânica em Campinas, no interior de São Paulo. Os velhos formulários de papel, que tomavam tempo e energia dos produtores para manter a certificação dos alimentos, estão com os dias contados.

Congelamento de subsídios do USDA: agricultores dos EUA enfrentam crise e incertezas
Agricultores e organizações de alimentos nos Estados Unidos estão enfrentando dificuldades financeiras devido ao congelamento de subsídios e empréstimos agrícolas pelo governo Trump. O agricultor orgânico Nate Powell-Palm, por exemplo, teve uma doação de US$ 648.000 congelada, o que o impede de construir uma fábrica de ração e prejudica cerca de 150 produtores de grãos orgânicos da região. O congelamento de subsídios do USDA, que faz parte de uma ampla revisão dos gastos federais, está afetando agricultores em todo o país. Muitos estão cortando funcionários, interrompendo investimentos e perdendo financiamentos importantes. Além disso, as tarifas impostas por Trump sobre produtos do Canadá, México e China estão desencadeando guerras comerciais que prejudicam o setor de exportação agrícola dos EUA.

Bananicultura Orgânica
Na bananicultura orgânica, uma das práticas mais importantes é o manejo do solo, pois este deve ser mantido com cobertura viva e/ou morta.

Produtores rurais vão representar DF em feira internacional do setor de frutas e hortaliças
Presença brasiliense no evento – que será em São Paulo, entre 25 e 27 de março – reforça a importância da agricultura regional e abre novas oportunidades de exportação. Doze produtores rurais vão representar o Distrito Federal em uma das maiores feiras internacionais do setor de frutas e hortaliças, a Fruit Attraction 2025. O evento, que será no Centro de Convenções São Paulo Expo, de 25 a 27 de março, promete reunir mais de 2 mil expositores e receber mais de 90 mil visitantes de diversos países. O público poderá conhecer o lado rural do Quadradinho no estande “Agricultura do DF: frutos de um Cerrado que alimenta o mundo”.

Produtor de orgânico certificado pelo Tecpar tem desconto em linhas de crédito do Plano Safra
O Tecpar Certificação foi reconhecido como uma das unidades participantes da Plataforma AgroBrasil+Sustentável, ferramenta que irá fazer a conexão entre propriedades orgânicas certificadas e instituições de crédito.