
Empresas de cosméticos orgânicos crescem e enfrentam o desafio da regulamentação
A demanda por produtos naturais chegou às gôndolas de cosméticos do país. Empresas do mercado estimam que hoje o setor movimente R$ 3 bilhões e tenha potencial para seguir num ritmo de crescimento de 20% ao ano. Empresas especializadas em cosméticos verdes têm expandido os negócios, enquanto outras buscam certificações para atestar a qualidade do que vendem.

Setor orgânico dos EUA registra crescimento estável de 6,4% em 2017
As vendas orgânicas nos EUA atingiram um novo recorde de US$ 49,4 bilhões em 2017, um aumento de 6,4% em relação ao ano anterior e refletindo novas vendas de quase US$ 3,5 bilhões. As vendas de produtos orgânicos não alimentícios tiveram um aumento de 7,4%, atingindo a marca de US$ 4,2 bilhões, estabelecendo mais uma nova referência.

Millenials impulsionam o mercado de cosméticos naturais
“São os mais jovens que puxam os mais velhos. Nas feiras que participamos, e nas vendas diretas, vemos as filhas influenciarem as mães para a adoção de produtos mais naturais”, conta Julia Barroso, criadora da marca de batons naturais FaceIt.

Buscando novos consumidores, Perdue Farms venderá frango orgânico mais barato
Um dos maiores produtores de frango dos Estados Unidos, a Perdue Farms Inc. quer levar carne de frango orgânica, geralmente consumida pelo segmento Premium, para a grande massa consumidora.

Saudável, orgânico e sustentável: a revolução dos millennials e a indústria alimentícia
“Trata-se de uma geração empenhada em apoiar um sistema alimentar menos destrutivo ao meio-ambiente, que procura apoiar produtores locais e questiona a produção de alimentos ultraprocessados. A procura pelos alimentos saudáveis leva as pessoas a preferir consumir alimentos orgânicos, agroecológicos, numa tendência crescente no mundo e também no Brasil”, afirma Sylvia Wachsner, coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos da Sociedade Nacional de Agricultura.

Multinacionais de alimentos perdem mercado e procuram inovar
As multinacionais de alimentos reduziram em seus produtos a presença de açúcar, sódio, gorduras, conservantes, aspartame, entre outros ingredientes considerados nocivos à saúde. Mas os esforços não pararam por aí. Gigantes como Coca-Cola, Unilever, Pepsico e Kellogg fizeram aquisições para ampliar a oferta de produtos considerados mais saudáveis.

Startup catarinense de refeições orgânicas mira território nacional
A empresa Pura Comida Orgânica é de Joinville (SC), mas seus produtos já podem ser encontrados em Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e outras 15 cidades.

Especialistas divergem sobre os “benefícios” dos alimentos transgênicos
Segundo o engenheiro agrônomo e ex-coordenador de Agroecologia (Coagre) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Rogério Pereira Dias, não há um consenso científico em relação aos riscos do consumo dos transgênicos. Ele prega o princípio da precaução. “Não acho que a sociedade deva ser cobaia num processo em que fica claro que o uso dessa tecnologia tem como objetivo principal o lucro para algumas empresas que passaram a poder ‘patentear’ as suas sementes e criar reservas de mercado ao associarem as sementes aos agrotóxicos produzidos por elas mesmas”, afirma.

Comissão da Câmara aprova projeto que restringe venda direta de orgânicos
Texto prevê que comércio direto ao consumidor será feito apenas por “integrante de organização de controle social cadastrado nos órgãos fiscalizadores”.

Em São Paulo, feira de produtos orgânicos é realizada no Parque da Água Branca
Há 27 anos, a Feira do Produtor Orgânico se destaca por oferecer alternativas às mercadorias presentes em supermercados e afins. Os consumidores podem encontrar diversos itens no espaço que abre às terças-feiras, sábados e domingos.