
Fazendas verticais e hortas urbanas impulsionam produção sustentável nos grandes centros
Pugliese, fa empresa Pink Farms explica que “a cada metro quadrado de solo que temos na cidade de São Paulo, produzimos até 170 vezes mais que um metro quadrado no campo, e ocupando um espaço bem menor. Empilhando essa produção com o devido controle de todo o ambiente e suas variáveis, eu consigo escalar essa produtividade e ter de dois a três ciclos a mais de colheita ao ano daquela planta, desde a semente até a entrega, e sem agrotóxicos”.

Grãos orgânicos: cresce o mercado de soja e milho orgânicos
Para aumentar o número de fornecedores de grãos orgânicos, a Raiar está financiando os pequenos produtores que querem entrar no negócio. Em outubro, concluiu a captação de R$ 1,36 milhão, por meio de tokens de CPR (Cédula de Produto Rural) para investir nos agricultores.

Produtores de morango sustentável criam sistema colha e pague
As frutas têm certificação SAT (sem agrotóxicos), concedida pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O plantio é feito em estufas, usando a técnica da semi-hidroponia (suspensas, plantadas em substrato, com fertirrigação para adubar e irrigar). Atualmente, eles estão sendo cultivando 8,2 mil mudas,em estufas.

Abelhas: prazer em tê-las!
A Embrapa Meio-Norte acaba de lançar a cartilha “Abelhas: prazer em tê-las”, com informações voltadas ao público infantil. A publicação mostra a importância desses insetos e o trabalho que realizam para preservar o meio ambiente. A cartilha é gratuita, confira!

Granja inova ao lançar caixas de ovos reutilizáveis
“A melhor embalagem não é embalagem”. A marca optou pela próxima melhor opção: caixas de papelão que os clientes podiam comprar uma vez e trazer de volta à loja local sempre que precisassem de novos ovos.

Confira as tendências dos consumidores de alimentos Anuga Alemanha 2019
Marcos Fava Neves, professor Titular dos cursos de Administração da USP em Ribeirão Preto e da EAEASP/FGV em São Paulo faz uma análise das tendências das tendências dos consumidores de alimentos na Anuga Alemanha 2019.

Produtos de higiene e beleza sustentáveis ganham mais mercado
Estudo Green Is the New Black aponta o segmento de ingredientes naturais como o que registrou maior ritmo de crescimento no setor de Higiene & Beleza (H&B). Consumidores também preferem produtos cruelty free, que não usam animais em seus testes.

Atenção com sustentabilidade puxa mercado orgânico e players ampliam mix de produtos
No ano marcado pelas queimadas na Amazônia e muitos países cobrando sustentabilidade produtiva do Brasil, o setor de orgânicos vai ganhando mais maioridade com players diversificando seu mix de itens sem agroquímicos (fertilizantes e defensivos). E esse cenário cada vez mais generalizado de preocupação com o ambiente ajuda a amadurecer o consumo, ampliando mercado, e as empresas já perceberam isso.

Grandes marcas avaliam uso de embalagens reutilizáveis
Algumas das maiores empresas do mundo, incluindo Unilever, Nestlé e PepsiCo, estão lançando embalagens reutilizáveis para determinados produtos, na tentativa de eliminar gradualmente os plásticos de uso único – e melhorar sua própria reputação de poluidores.

Consumidor impulsiona cultivo de alimentos associados a boas práticas
Se há uma conclusão sobre a sustentabilidade no agronegócio que une tanto agentes do setor como ambientalistas, é a de que o consumidor é o principal vetor dessa mudança no campo.Quando analisado o comportamento de consumo no Brasil, é possível verificar que o país tem apresentado aumento gradual da demanda por alimentos associados a boas práticas.