Sementes orgânicas ganham força nos EUA e movimentam um mercado bilionário
Impulsionado pela busca por saúde, sustentabilidade e confiança na produção de alimentos, o mercado de sementes orgânicas dos Estados Unidos já alcança US$ 1,2 bilhão e segue em franca expansão. Com novas regras do USDA, avanço do e-commerce e interesse crescente de agricultores e jardineiros urbanos, o setor se consolida como peça-chave do futuro da agricultura mesmo enfrentando desafios de custo e oferta. Quer entender por que as sementes estão no centro dessa transformação verde?
Um dilema clássico de “quem veio primeiro: o ovo ou a galinha” que impede o crescimento de sementes orgânicas
O alimento é orgânico, mas a semente nem sempre. Um novo relatório revela por que o uso de sementes orgânicas segue estagnado nos EUA, expõe a brecha regulatória que trava o setor e mostra como pequenos produtores estão puxando uma transformação que pode definir o futuro da agricultura orgânica.
Turma do Ovo conquista chefs com assinaturas e, agora, procura capital crescer no nicho orgânico
Enquanto o setor de ovos se consolida nas mãos de grandes grupos e ganha escala global, uma pequena produtora orgânica decide remar contra a maré. A Turma do Ovo abriu uma captação de R$ 2,35 milhões para expandir um modelo de negócio baseado em venda direta, assinaturas recorrentes e relacionamento próximo com o consumidor estratégia que já conquistou chefs estrelados, margens robustas e crescimento acelerado. A pergunta agora é: dá para crescer sem virar supermercado?
SP amplia apoio financeiro à produção orgânica
A busca dos paulistas por uma alimentação mais saudável e sustentável está transformando o campo. Com linhas de crédito atrativas, apoio técnico e políticas públicas voltadas à agroecologia, o Governo de São Paulo vem abrindo caminhos para fortalecer produtores rurais, ampliar a oferta de alimentos orgânicos e impulsionar um modelo de produção que une renda, saúde e preservação ambiental. Quer saber como esses incentivos estão mudando a realidade de quem produz e de quem consome? Confira a matéria completa!
Korin atualiza certificação Orgânico Brasil com a Sbcert
A Korin Alimentos, referência nacional na produção de frangos e ovos orgânicos e sustentáveis há mais de três décadas, renovou recentemente sua certificação Orgânico Brasil por meio de uma nova parceria com o Serviço Brasileiro de Certificações (Sbcert), que passa a ser o organismo responsável pela certificação dos produtos orgânicos da marca.
Embrapa Agrobiologia estará presente na COP30 com iniciativas para agroecologia e recuperação de áreas degradadas
A Embrapa Agrobiologia também levará para a COP30 sua expertise na recuperação de áreas degradadas. O uso de leguminosas arbóreas inoculadas como estratégia de restauração de ecossistemas já é uma tecnologia consagrada do centro de pesquisa, com importantes resultados na recuperação de áreas severamente degradadas por extração de minério ou petróleo, de voçorocas e também na contenção de encostas urbanas. O êxito dessa tecnologia está na associação entre planta, rizóbios e fungos micorrízicos, o que permite um rápido crescimento das espécies, independentemente da disponibilidade de nitrogênio no solo, aumentando a quantidade de matéria orgânica disponível e a atividade biológica do solo. Atualmente, existem mais de cem espécies de leguminosas arbóreas e arbustivas recomendadas para plantio nos biomas Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia e Caatinga.
IV Simpósio Gaúcho sobre Grãos Orgânicos acontece em Cachoeira do Sul na próxima semana
A quarta edição do Simpósio Gaúcho sobre Grãos Orgânicos acontece nos dias 17,18 e 19 de novembro no auditório do Sicredi em Cachoeira do Sul, presencialmente e com transmissão remota das palestras e mesas redondas através do canal do Grupo de Estudos de Produção Orgânica em Grãos (GEPOG) no YouTube. As atividades iniciam sempre às 18h30 e as inscrições podem ser realizadas na plataforma Even3, até um dia antes do evento. A promoção é da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).
Embrapa projeta o futuro da agroecologia e produção orgânica no Brasil
Com um levantamento inédito de mais de duas décadas de pesquisa, a Embrapa apresenta um amplo panorama das ações, avanços e desafios que moldam o futuro da agroecologia e da produção orgânica no país. A publicação traz um plano estratégico que pode redefinir a sustentabilidade e a inovação no campo brasileiro até 2032.
Interesse por alimentos saudáveis triplica número de produtores de orgânicos no País
Em sete anos, crescimento de cadastro junto ao Ministério da Agricultura é de 300% no Brasil. Para o Mapa, a tendência é que esse número continue em linha ascendente, tanto da parte da produção em campo ou até mesmo em áreas urbanas quanto do consumo de alimentos orgânicos.
Seminário em Barra Mansa vai debater as vantagens e benefícios da produção orgânica
O Sebrae Rio vai promover um debate, dia 31/10, em Barra Mansa, sobre os desafios do crescimento sustentável dos empreendimentos rurais durante o seminário Oportunidades e Conexões: caminhos para os alimentos sustentáveis. O evento, feito em parceria com a SNA (Sociedade Nacional de Agricultura) e com o Centro de Inteligência em Orgânicos, é gratuito e reunirá produtores, especialistas e potenciais compradores para estimular a troca de conhecimento e a geração de negócios e faz parte das ações do programa Sebrae Bio – Agricultura Sustentável, desenvolvido pela instituição.




