Bioinsumos

Marco legal dos bioinsumos deve ser aprovado no Congresso

Marco legal dos bioinsumos deve ser aprovado no Congresso

A proposta de produção de bioinsumos on farm para consumo próprio encontra resistência, principalmente entre os grandes players da indústria de agroquímicos e por órgãos reguladores, como a Anvisa, que chamam a atenção para os riscos sanitários envolvidos nesse sistema de produção. “A indústria química está tentando discutir os riscos atrelados à produção orgânica, pedindo o máximo de controle estatal para a atividade da produção de bioinsumos, por outro lado, associações de produtores e a comunidade científica defende que a produção de bioinsumo para consumo próprio é de baixíssimo risco, se bem manejados”, afirma o diretor da Solubio.

Defensivos de controle biológico receberam registro

Defensivos de controle biológico receberam registro

O Ministério da Agricultura publicou, no Diário Oficial da União, o registro de 52 defensivos agrícolas formulados, ou seja, produtos que efetivamente estarão disponíveis para uso pelos agricultores. Desses, 20 são de controle biológico, sendo 13 para uso na agricultura orgânica.

MAPA publica registro de novos produtos de baixo impacto

MAPA publica registro de novos produtos de baixo impacto

Vale ressaltar que para obter o registro como agrotóxico no Brasil, todos os produtos – inclusive os de baixo impacto – passam por uma rigorosa análise técnica dos órgãos responsáveis pela saúde, meio ambiente e agricultura, que verificam se ele é eficiente e seguro para uso com base em critérios científicos e alinhado às melhores práticas internacionais. 

Seminário discute produção de bioinsumos na fazenda

“É um tema que deve nortear e influenciar o mercado agrícola nos próximos anos. É uma revolução no controle de pragas e doenças e que chama a atenção a velocidade com que vem sendo adotada no campo. Existe ambiente de competitividade para todas as indústrias que vão produzir esses insumos”, explica diretor da Aprosoja

“Bioinsumos movem R$ 1 bilhão no Brasil”

“Bioinsumos movem R$ 1 bilhão no Brasil”

Confira entrevista com Luiz Carlos Demattê Filho, CEO da Korin Agricultura e Meio Ambiente, onde revela o tamanho do mercado de bioinsumos no Brasil, e como o País está investindo através de um novo programa nacional para esse setor. Nessa entrevista ele fala ainda sobre o posicionamento da empresa no Brasil e os planos para o futuro.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.