
Como os varejistas especializados estão agregando valor para prosperar em tempos desafiadores
Varejistas especialistas em produtos naturais e orgânicos estão encontrando maneiras cada vez mais criativas de criar valor agregado, ajudando a desenvolver uma base de clientes leais e informados. “Os dias em que você podia simplesmente abrir as portas da sua loja e pensar que isso o tornava um varejista já se foram há muito tempo. Hoje, o varejo é sobre experiência, é sobre teatro, educação e performance.”

Mercado de produtos orgânicos na Vila Madalena é modelo de negócio
Quem chega ao Instituto Chão, na Vila Madalena, encontra uma movimentada feira e um dos mais completos mercados de produto orgânicos da cidade. O público é sortido. O jovem casal em busca de produtos livres de agrotóxicos para o cardápio do bebê, a senhorinha fazendo suas compras semanais, pessoas em busca de opções para o preparo de pratos veganos ou vegetarianos, carnívoros com listas nas mãos em busca de filés de frango, bifes, peixes e até salsichas preparadas com carne orgânica, sem aditivos, corantes e outros ingredientes comuns aos produtos industrializados.
O mercado que está perto de completar 10 anos de portas abertas em 2025 está em constante processo de mudança. Neste momento, a equipe do Chão conta com 32 trabalhadores e 4 estagiários de ciências socio-ambientais e sociologia. O negócio começou só com a feira, em um ambiente quase caótico, mas que logo de cara conquistou a freguesia com produtos, além de nutricionalmente corretos, com o valor agregado da procedência. Quase tudo no Chão é proveniente de processos de agricultura familiar e de pequenos produtores.

Orgânicos: Foodtech Diferente quer triplicar faturamento em 2024 para mais de R$ 60 milhões
A Diferente, foodtech de alimentos orgânicos, quer triplicar o faturamento em 2024, para mais de R$ 60 milhões, ante R$ 23 milhões em 2023. A startup planeja aprimorar e expandir o uso de tecnologia baseada em inteligência artificial. A PitaIA, da qual a Diferente é proprietária, é capaz de aprender as preferências e restrições alimentares do cliente, permitindo sugestões personalizadas para cada cesta de compras feitas no aplicativo.

Mapa faz reunião para debater medidas de fortalecimento do mercado de orgânicos
Encontro debateu possibilidades para modernizar a legislação e fortalecer a Câmara Setorial da Agricultura Orgânica. Na ocasião, foram abordadas possível soluções para aperfeiçoar a atual legislação, com foco em agilizar processos, como por exemplo, o de certificação. Também foi levantada a oportunidade de fazer acordos com países parceiros para equivalência de produtos orgânicos, para facilitar a compra e a venda de produtos da categoria.

Fazenda Malunga: produção sustentável de orgânicos em Brasília
Conheça a Fazenda Malunga, próxima à Brasília, uma das maiores fazendas de orgânicos do Brasil, e seu fundador, Joe Valle. Na Malunga, são produzidas 5 mil toneladas de hortaliças por ano, que são vendidas para 6 lojas próprias e redes de varejo A fazenda também produz legumes, leite orgânico e laticínios.

Arado compra startup de orgânicos Nutriens
Fundada em 2021 e presente nas principais cidades do sudeste do Brasil, a Arado já captou mais de R$ 100 milhões na sua jornada, com investimentos da Valor Capital, Maya Capital, SP Ventures, Acre Venture e Syngenta Ventures, além da Globo Ventures. A Arado, startup que conecta pequenos produtores a restaurantes e varejistas em grandes cidades, comprou a Nutriens, startup que trabalha com produtos orgânicos. O objetivo da aquisição, cujo valor não foi divulgado, é aumentar a presença no varejo físico, que deve chegar a 5.000 clientes neste ano. A Arado possui mais de 500 produtores rurais parceiros, número que vai dobrar com a chegada da Nutriens. Com a aquisição, a Arado quer entrar no mercado de produtos orgânicos, um setor estimado em R$ 7 bilhões no Brasil em 2023, com uma alta de 16% no consumo nos últimos dois anos, segundo dados do Fórum Internacional de Produção Orgânica e Sustentável.

Panorama do varejo orgânico na França
O mercado de orgânicos na França vem caindo desde 2021, mas essa situação econômica deve ser colocada em perspectiva.

Daily Harvest expande sua presença em lojas de varejo em toda a América
A Daily Harvest, a empresa com a missão de facilitar o consumo de frutas e vegetais cultivados de forma mais sustentável, anunciou hoje sua colaboração com a Kroger para levar os favoritos da Daily Harvest a clientes em todo o país em mais de 1.100 supermercados em todo o país.

Instituto Candombá,
O Instituto Candombá, uma Associação sem fins lucrativos , autogerida e cooperada, que se baseia nos princípios da economia solidária. Iniciamos a construção desse coletivo, junto ao Instituto Chão, em meados de 2019.

MST: a fórmula arroz-com-feijão do modelo de negócios para socializar os orgânicos
Rede varejista Armazém do Campo, criada há sete anos pelo MST, planeja dobrar de tamanho em 2023 e socializar alimentos orgânicos. Rede varejista Armazém do Campo, criada há sete anos pelo MST, planeja dobrar de tamanho em 2023 e socializar alimentos orgânicos.