
Transição agroecológica mostra a relevância das redes sociotécnicas e da governança participativa para o desenvolvimento territorial sustentável
A publicação oferece subsídios para a identificação de demandas prioritárias e à definição de meios de construção coletiva da realidade, em apoio à transição agroecológica no Leste Paulista. Contribui ainda para que as comunidades rurais e seus parceiros da extensão rural, ensino e pesquisa agropecuária promovam ações integradas nos seus territórios e inspire avanços na geração de novos conhecimentos relacionados ao desenvolvimento territorial rural, com enfoque agroecológico. Concorre para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU, contemplando os objetivos ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável e ODS 17 – Parcerias e meios de implementação. Aponta para estratégias de produção sustentável de alimentos e oferece orientação metodológica em processos participativos, de fortalecimento da agroecologia nos territórios, que atendam as populações mais vulneráveis do campo e da cidade.

Abastecer escolas com agricultura local e familiar é alternativa para transição agroecológica
Para pesquisadores, inciativa é um passo importante para a transição do modelo agroindustrial vigente para os Sistemas Agroalimentares Alternativos. Em resposta à crise do atual modelo agroindustrial dominante, que produz em larga escala para consumo em massa, o abastecimento de alimentação escolar com produtos frescos e orgânicos oriundos da agricultura local e familiar é uma promessa para uma transição ecológica para novos modelos de produção, os chamados Sistemas Agroalimentares Alternativos (SAA) que causam menor impacto ambiental.

Agricultores orgânicos pedem preços justos e reconhecimento da entrega de bens públicos
A medida que milhares de agricultores orgânicos se juntam aos protestos em toda a Europa, o movimento dos alimentos e da agricultura orgânica apela a preços justos tanto para os consumidores como para os agricultores que adoptam práticas mais ecológicas, mas adverte que as preocupações legítimas sobre preços e concorrência injustos não devem ser mal orientadas em relação à proteção da saúde e da natureza.

Água e agroecologia: Embrapa Semiárido
Confira o sétimo volume da Coleção Transição Agroecológica, fruto da parceria da Embrapa com a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia). Trata-se do livro intitulado Água e agroecologia, e o seu lançamento corresponde ao compromisso de difundir os princípios da agroecologia, mantendo a dinâmica de promoção e socialização de trabalhos de pesquisa em contexto de crescente preocupação da sociedade com a alimentação saudável.

Agroecologia e povos tradicionais na América Latina e Caribe
Confira o sexto volume da Coleção Transição Agroecológica, fruto da parceria da Embrapa com a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia). Trata-se do livro intitulado Agroecologia e Povos Tradicionais na América Latina e Caribe, e o seu lançamento corresponde ao compromisso de difundir os princípios da Agroecologia, mantendo a dinâmica de promoção e socialização de trabalhos de pesquisa da Embrapa e parceiros, com a melhoria da qualidade de vida no campo e na cidade.

Produtores rurais promovem transformações sociais e ambientais por meio da agroecologia
Com o objetivo de começar a cultivar de forma agroecológica, a produtora entrou em contato com uma unidade da Casa da Agricultura, iniciativa da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que tem a missão de auxiliar produtores por todo o Estado.

Transição agroecológica traz benefícios econômicos para agricultores
As propriedades rurais que adotam esse modelo há mais tempo já se beneficiam de ganhos econômicos, ambientais e sociais, afirma a Embrapa.

Transição agroecológica traz benefícios econômicos para agricultores do Ceará
A transição agroecológica, baseada em práticas mais sustentáveis nos sistemas…

Tecnologias agropecuárias apropriadas para a transição agroecológica na agricultura familiar
Nesta publicação são apresentadas estratégias de uso da terra que contribuem para o alcance de Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). As formas de produção e consumo sustentáveis são abordadas buscando alcançar o uso eficiente de recursos naturais, uma das premissas da agroecologia e nela o leitor encontrará recursos para construir um arcabouço teórico e direção para o aprofundamento em técnicas de produção úteis para a aplicação das ideias na prática. Aborda também o combate às alterações climáticas, conferindo importância à resiliência e a capacidade de adaptação dos produtores frente aos riscos associados ao clima e às catástrofes naturais.

Relações entre agricultura orgânica e agroecologia: desafios
Os pesquisadores exploram as relação entre Agroecologia e Agricultura Orgânica. O debate na comunidade científica em alguns países e a análise das posições ou discursos de pesquisadores e artigos apontam para distintas combinações, trocas e interações entre a Agricultura Orgânica e Agroecologia