
Pesquisa desenvolve indicadores ambientais para produção agroecológica
Foram estabelecidos dez indicadores ambientais para aferir a qualidade do solo e outros dez para medir a sanidade dos cultivos.

Pesquisa desenvolve indicadores ambientais para produção agroecológica em Goiás
Pesquisadores da Embrapa e da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás) desenvolveram um método para medir os impactos da atividade de propriedades familiares sobre o meio ambiente. O trabalho propõe indicadores para verificar a dinâmica, as alterações e o equilíbrio do sistema produtivo de base agroecológica, com o objetivo de gerar melhores resultados para a agricultura e o ecossistema.

Produção de algodão orgânico sustenta assentados e quilombolas na Paraíba
Faz mais de 60 anos que seu Betinho planta algodão no interior da Paraíba. Luiz Rodrigues da Silva no papel, mas Betinho desde que “se entende por gente”, ele se lembra de ir com o pai e os tios para o “campo” para cultivar o sustento de toda a comunidade. Na safra de 2023, a área plantada no Brasil foi de 2 mil ha. Para este ano, a expectativa é de aumento de 50%, ocupando 3 mil ha, segundo Felipe Guimarães, analista da área de transferência de tecnologia da Embrapa Algodão.

Construção de Politicas Estaduais de Agroecologia e Produção Orgânica
O livro é composto por dez capítulos com análises dos processos de elaboração das PEAPOs e dos seus antecedentes em dez estados federados.

Agroecologia: da dinâmica produtiva da agricultura sustentável.
Este livro serve como instrumento para pensar e agir em nome da agroecologia não como a institucionalização da marginalização da agricultura alternativa ou ecológica, tampouco apenas como “ecologização” da agricultura moderna ou convencional, e sim como uma forma de agricultura apreendida enquan- to uma verdadeira alternativa técnico-científica global, como uma renovação do social e do sistema técnico-produtivo, podendo constituir-se em fonte de importantes mudanças culturais.

Produção de algodão orgânico e agroecológico
Os autores verificaram que os desafios enfrentados nas duas regiões produtoras do país estudadas são distintos: na região Nordeste é preciso elevar os rendimentos da cultura, já na região Sul a dificuldade é ampliar a produção orgânica em áreas ocupadas com o sistema de produção convencional de algodão.

Estudo: Desenvolvimento sustentável do Quilombo de Ivaporunduva
A conclusão é que a agroecologia é uma possibilidade concreta para a orientação de modelos e processos de desenvolvimento rural sustentável e um importante referencial teórico e metodológico para as ações públicas e não-governamentais desenvolvidas junto às comunidades quilombolas do Vale do Ribeira.

Práticas alternativas para a produção agropecuária – agroecologia
O manual presenta receitas, caldas, extratos e práticas de…

Cartilha Pais
A cartilha apresenta um roteiro com diversas etapas para nortear o produtor rural a implantar uma produção agroecológica em sua propriedade.