
Controle biológico da broca-da-cana-de-açúcar
O desenvolvimento do programa de controle biológico da broca-da-cana-deaçúcar, (Diatraea saccharalis) com a utilização da vespinha Cotesia flavipes teve inicio na década de 70 no Estado de São Paulo . Nos dias atuais, aproximadamente, 90% das áreas de cultivo de cana-de-açúcar no Brasil são utilizadas vespinhas para o controle da broca-da-cana.

Controle biológico de pulgões do trigo
Os pulgões, sentenças do trigo no Brasil, são nativos da Ásia e da Europa de onde, provavelmente, foram introduzidos na América. Neste novo ambiente, livres de seus inimigos naturais, atingiram altas populações na década de 70. Em 1978, o Centro Nacional de Pesquisa de Trigo (CNPT) iniciou um programa de controle biológico de pulgões, introduzindo parasitos nas regiões de origem da praga.

Recomendações para obter um controle biológico mais eficaz da broca-da-cana-de-açúcar
A cana-de-açúcar é uma cultura de grande expressão econômica no Brasil, sendo cultivada em todas as regiões do País. A área plantada na safra 2012/2013 e destinada à atividade sucroalcooleira foi estimada em mais de 8,5 milhões de hectares e seu cultivo continua em plena expansão no Brasil, com progressivo aumento nos estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste e no Paraná, na região Sul (CONAB, 2012). Entretanto, a produtividade anual da cana-de-açúcar pode ser afetada por fatores climáticos, como geada, excesso ou falta de chuva, além de fatores bióticos, como a ocorrência de insetos-praga.

Ensacamento de frutos; viabilização de produção orgânica da goiabeira serrana
O resultado mostrou que os sacos microperfurados apresentaram frutos de melhor aparência, embora não tenham sido eficazes na exclusão do gorgulho.