
Coopavel e Embrapa lançam novo inoculante para a cultura do milho
A Embrapa Soja e a Cooperativa Coopavel estão lançando, no Show Rural Coopavel, neste dia 12 de fevereiro, às 10h, no estande da Coopavel, no Show Rural, em Cascavel (PR), um novo inoculante para a cultura do milho com as estirpes da bactéria promotora de crescimento de plantas Azospirillum brasilense CNPSo 2083 (Ab-V5) e CNPSo 2084 (Ab-V6). A formulação apresentou eficiência agronômica superior nos testes de avaliação a campo com aumento no potencial produtivo das plantas e redução no uso de adubação nitrogenada de cobertura. O inoculante Azoscoop® é o primeiro produto da biofábrica Biocoop, da Coopavel, e fruto de parceria entre a Cooperativa e a Embrapa.

Embrapa monta biofábrica para capacitar produtores na produção de bioinsumos
Unidade piloto também servirá para pesquisas na área e formação de uma rede de desenvolvimento de novos produtos. Com 120 metros quadrados e um investimento de R$ 2,1 milhões, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Milho e Sorgo montou uma biofábrica modelo para produção de bioinsumos em Sete Lagoas (MG). A ideia é que a estrutura sirva de apoio a produtores rurais e também empreendedores interessados em entrar no mercado de bioinsumos. O primeiro workshop na biofábrica piloto deve começar em fevereiro de 2025. Além da parte física, a pesquisadora e uma das responsáveis pelo projeto, Maria Marta Pastina, conta que essas capacitações servirão para mostrar os processos para a fabricação desses produtos, apresentando os equipamentos usados, as etapas de produção, os controles de qualidade e de segurança, além dos custos para a montagem.

Adubação verde eleva produtividade no cultivo de milho
Pesquisa com produtores mostra alternativa sustentável e lucrativa, a iniciativa, promovida pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), reuniu técnicos, produtores e acadêmicos para discutir práticas agroecológicas, com ênfase na fertilização orgânica e no respeito ao meio ambiente.

Cultivo orgânico do milho consorciado com leguminosas para fins de adubação verde
O presente trabalho teve como objetivo avaliar o potencial do uso de leguminosas e milho consorciados para adubação verde. Um experimento de campo foi conduzido no Campo Experimental da Embrapa Agrobiologia, em Seropédica, RJ. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, num esquema de parcela subdividida, com quatro repetições.

Milho orgânico é tema de debate em dia de campo
Avanços e lacunas para a produção e comercialização de milho orgânico foram temas de diálogo entre produtores rurais e representantes de instituições durante dia de campo na Fazenda Vista Alegre, em Capim Branco-MG. Entre os assuntos, estiveram em discussão: segurança alimentar e nutricional, sociobiodiversidade, patrimônio genético, alfabetização ecológica, culinária, políticas públicas e balanço econômico da produção orgânica de milho.

Bioinsumo pode reduzir em 25% o nitrogênio usado na adubação de cobertura do milho
Resultados de pesquisas conduzidas pela Embrapa Soja (PR) nos últimos dez anos mostram que a inoculação de sementes de milho com a bactéria Azospirillum brasilense (estirpes Ab-V5 e Ab-V6) permite a redução de 25% da adubação nitrogenada de cobertura, considerando a dose de 90 quilos (kg) por hectare (ha) de N-fertilizante. “O uso de microrganismos promotores do crescimento de plantas – capazes de substituir, parcial ou totalmente, os fertilizantes químicos – representa uma estratégia-chave para o Brasil, que importa a maior parte dos fertilizantes usados na agricultura”, defende a pesquisadora Mariangela Hungria, da Embrapa.

Controle de Plantas Daninhas – Embrapa
Métodos físico, mecânico, cultural, biológico e alelopatia para o controle de plantas daninhas são práticas importantes na produção de alimentos. Confira obra da Embrapa Milho e Sorgo.

Produção de milho orgânico
Confira o que dizem os pesquisadores da Embrapa, Walter Matrangolo, sobre as características do sistema orgânico de produção e José Carlos Cruz, que fala sobre o milho orgânico e seus benefícios para os produtores e consumidores.

Compostagem de resíduos orgânicos
A Embrapa recomenda o conhecimento da composição dos resíduos orgânicos- feita por meio de análise – para garantir a constituição qualitativa dos compostos, como insumo agrícola. Com base no resultado, e na variação de percentuais de nutrientes entre os diferentes resíduos devem ser feitas misturas para proporcionar o equilíbrio dos elementos nutricionais.

Milho verde consorciado com leguminosas anuais
O trabalho verificou a influência de algumas espécies de leguminosas em cultivo intercalar sobre as características fitotécnicas da cultura do milho verde, em sistema orgânico de produção.