Embrapa

Protetor solar reduz a queima de frutos e aumenta adaptação das plantas às mudanças climáticas

Protetor solar reduz a queima de frutos e aumenta adaptação das plantas às mudanças climáticas

A Embrapa, em parceria com a indústria de biofertilizantes Litho Plant, desenvolveu o Sombryt BR, um protetor solar para plantas que diminui a queima de folhas e frutos, aumenta a resiliência e a adaptação das culturas às mudanças climáticas. Já testado em culturas como abacaxi, banana, citros, mamão, manga e maracujá, o produto demonstrou alta eficiência na redução de danos físicos e no aumento da produtividade.

Transição agroecológica mostra a relevância das redes sociotécnicas e da governança participativa para o desenvolvimento territorial sustentável

Transição agroecológica mostra a relevância das redes sociotécnicas e da governança participativa para o desenvolvimento territorial sustentável

A publicação oferece subsídios para a identificação de demandas prioritárias e à definição de meios de construção coletiva da realidade, em apoio à transição agroecológica no Leste Paulista. Contribui ainda para que as comunidades rurais e seus parceiros da extensão rural, ensino e pesquisa agropecuária promovam ações integradas nos seus territórios e inspire avanços na geração de novos conhecimentos relacionados ao desenvolvimento territorial rural, com enfoque agroecológico. Concorre para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU, contemplando os objetivos ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável e ODS 17 – Parcerias e meios de implementação. Aponta para estratégias de produção sustentável de alimentos e oferece orientação metodológica em processos participativos, de fortalecimento da agroecologia nos territórios, que atendam as populações mais vulneráveis do campo e da cidade.

Abacaxi orgânico registra produção 35% superior

Abacaxi orgânico registra produção 35% superior

O SOP Abacaxi foi construído com base nos experimentos realizados em Lençóis, na Chapada Diamantina (BA). No sistema o cultivo orgânico da fruta teve produção média de 49 toneladas por hectares enquanto o convencional alcançou 36,14 ton/ha, uma diferença de 35%. Isso foi alcançado com uso de irrigação por microaspersão e parte deste bom resultado é atribuído para a tecnologia, uma vez que, a maioria dos cultivos da fruta no país é em sequeiro.

Leite orgânico: cenário da pecuária leiteira orgânica no Brasil

Leite orgânico: cenário da pecuária leiteira orgânica no Brasil

A pecuária leiteira orgânica é ainda incipiente no Brasil em relação a outros países da Europa e América do Norte. Entretanto, cadeia produtiva encontra-se em fase de estruturação e expansão no País, sendo de extrema importância a coleta, sistematização e disponibilização de dados sobre a produção e o consumo de leite orgânico para a sociedade. A organização e transparência das informações possibilitará que o setor se organize de forma estruturada e segura e poderá subsidiar o estabelecimento de políticas públicas de apoio ao desenvolvimento dos sistemas orgânicos de produção de leite. O presente documento visa apresentar o cenário atual da pecuária leiteira orgânica no Brasil, a partir da sistematização de dados oficiais disponíveis, bem como a regulamentação para a produção de leite orgânico de acordo com a legislação vigente.

Alternativas para o manejo da sanidade animal na pecuária leiteira orgânica

Alternativas para o manejo da sanidade animal na pecuária leiteira orgânica

Há muitos desafios na implantação de sistemas pecuários orgânicos, sendo a sanidade animal talvez o que desperte mais interesse e busca de informações técnicas por parte dos pecuaristas. Dúvidas acerca do que é ou não permitido pela Lei dos Orgânicos e como aplicar as diferentes abordagens preventivas e terapêuticas são frequentes e não devem desestimular a adoção da pecuária leiteira orgânica. A publicação “Alternativas para o Manejo da Sanidade Animal na Pecuária Leiteira Orgânica” traz uma síntese sobre o conhecimento atual no tema esclarecendo dúvidas e fornecendo orientações técnicas para aqueles que desejam aderir à pecuária orgânica.

Pinheiro-do-paraná

Um dos aspectos mais problemáticos do pinheiro-doparaná, como espécie para reflorestamento, é sua exigência em solos. É suficiente citar os seguintes casos: No sul do Estado do Paraná, dentro da área natural da Araucaria angustifolia e sob o mesmo regime climático, existem plantios que apresentam incremento anual de até 27 rnê/ha e outros incrementos de apenas 1 rnê/ha.

Embrapa monta biofábrica para capacitar produtores na produção de bioinsumos

Embrapa monta biofábrica para capacitar produtores na produção de bioinsumos

Unidade piloto também servirá para pesquisas na área e formação de uma rede de desenvolvimento de novos produtos. Com 120 metros quadrados e um investimento de R$ 2,1 milhões, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Milho e Sorgo montou uma biofábrica modelo para produção de bioinsumos em Sete Lagoas (MG). A ideia é que a estrutura sirva de apoio a produtores rurais e também empreendedores interessados em entrar no mercado de bioinsumos. O primeiro workshop na biofábrica piloto deve começar em fevereiro de 2025. Além da parte física, a pesquisadora e uma das responsáveis pelo projeto, Maria Marta Pastina, conta que essas capacitações servirão para mostrar os processos para a fabricação desses produtos, apresentando os equipamentos usados, as etapas de produção, os controles de qualidade e de segurança, além dos custos para a montagem. 

MDA e Embrapa lançam cursos on-line para ampliar conhecimento de agentes de ATER

MDA e Embrapa lançam cursos on-line para ampliar conhecimento de agentes de ATER

Capacitações virtuais são gratuitas e contam com sete cursos que serão lançados semanalmente, até dezembro. Essa iniciativa pretende capacitar e ampliar o conhecimento técnico dos agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Os cursos serão lançados semanalmente, até 6 de dezembro, data de encerramento da Semana do Extensionista. Neste período, o público terá acesso a cursos com temas como “Ferramentas participativas e agroecológicas para conservação de sementes crioulas” e “Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica”.

A esperança do on-farm: Para a Agrobiológica, a economia de custos pode estimular demanda

A esperança do on-farm: Para a Agrobiológica, a economia de custos pode estimular demanda

O número de consultas para novos projetos de biofábricas aumentou pelo menos 30% este ano, disse o fundador da Agrobiológica. O aumento nas taxas de adoção de insumos biológicos é um caminho sem volta — ainda que os percalços recentes do mercado de insumos tenham desacelerado o ritmo de crescimento. Para a Agrobiológica, que nasceu no mercado on-farm e hoje produz também biológicos de prateleira, a busca do agricultor por custos menores voltou a aquecer a demanda por projetos para produção on-farm.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.