
Pesquisa traça perfil de quem consome produtos orgânicos
Cuidados com a saúde e questões ambientais estão entre as causas da escolha do consumidor. Na comparação entre o perfil socioeconômico do consumidor de 1999 (contemplado no artigo) e o de 2024 (discutido na tese), Cerveira mostra que o percentual de mulheres cresceu (de 62% para 81%), o público consumidor ficou mais jovem (a grande maioria tem entre 21 e 40 anos), a motivação principal para a escolha dos orgânicos passou a ser, além da saúde, as questões ambientais e, com relação aos preços, a disposição para pagar mais caro que o alimento convencional hoje varia entre 10% e 30%, enquanto em 1999 esse percentual ultrapassava os 30%.

Cresce a busca por produtos orgânicos no Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro é o segundo maior mercado consumidor de orgânicos da América Latina. Uma das primeiras iniciativas de venda de alimentos orgânicos no Estado do Rio de Janeiro aconteceu em Nova Friburgo, na Feirinha da Saúde, nos anos de 1980. Na cidade também foi fundada a ABIO (Associação dos Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro). Nos anos 90, ficou famosa a Feira da Glória, na cidade do Rio de Janeiro, e que permanece até hoje.

Gustavo Aronovick, do Armazém Sustentável, destaca a importância dos produtos orgânicos na Rio Gastronomia 2024
Em sua nona participação no evento, Gustavo compartilhou suas impressões sobre a edição deste ano e destacou a importância de eventos como este para produtores do interior do estado do Rio de Janeiro. “O Rio Gastronomia é uma festa linda, com shows e o melhor da gastronomia do Rio de Janeiro. E o mais interessante é que valoriza nós, produtores do interior do estado, como o Armazém Sustentável,” disse Gustavo.

Indústria orgânica tem uma tremenda oportunidade de crescimento
O orgânico continua a reinar como um dos símbolos mais poderosos da alimentação natural, mas não está isento de preocupações ou críticas, o fenômeno exigiria um novo manual.

A distribuição de produtos orgânicos no Canadá
O volume de negócios do mercado foi de 6,936 mil milhões de dólares canadenses (CAD) em 2020, um aumento em relação aos 5,4 mil milhões em 2017. 66% dos canadenses compram produtos orgânicos todas as semanas: Geração Z (aqueles nascidos entre 1996 e 2010) e Geração Y (geração millennials, nascidos entre (início da década de 1980 e final da década de 1990) são os que mais compram produtos orgânicos. Em 2020, os produtos orgânicos representaram 46% das compras semanais da Geração Z e 32% da Geração Y.

Oferta de orgânicos produzidos no país falha em suprir demanda, apesar do mercado
Consumo de orgânicos tem procura, mas produção no país não supre a demanda; levantamento mostra que muitos itens são importados de outros países. Mercado de orgânicos registrou aumento de 30% nas vendas em 2020, mas agricultura orgânica representa 1,28% das propriedades agrícolas do paísprodutos

Instituto Candombá,
O Instituto Candombá, uma Associação sem fins lucrativos , autogerida e cooperada, que se baseia nos princípios da economia solidária. Iniciamos a construção desse coletivo, junto ao Instituto Chão, em meados de 2019.

Cadeia Produtiva de Alimentos e Produtos Orgânicos
“Cadeia Produtiva de Alimentos e Produtos Orgânicos” tem como objetivo principal discutir perspectivas e tendências da produção de orgânicos no país, analisar informações técnicas e científicas relativas à produção, dialogando sobre certificação e comercialização de produtos orgânicos. Confira!