
Bem-estar animal no campo: o segredo por trás dos ovos premium da Raiar
A Raiar Orgânicos prova que investir no bem-estar animal não é só ética é vantagem competitiva. Em Avaré (SP), galinhas criadas soltas e alimentadas com ração orgânica geram ovos de qualidade superior, ainda que o preço seja mais alto.

Uma aula transformadora de agrofloresta com Ana Clara Rocha
Neste vídeo inspirador da série “Live Direto do Campo”, Ana Clara Rocha, da Rizoma Agro, conduz uma oficina prática de agrofloresta diretamente do campo. Quem busca soluções sustentáveis para agricultura, restauração de solos e produção regenerativa precisa assistir e ficar até o fim! Por que vale a pena assistir este vídeo: Conteúdo direto do campo, com exemplos reais e práticos, foco em técnicas regenerativas, ideais para pequenos e médios produtores, inspiração e motivação através do relato de experiências reais.

Agricultura Regenerativa Tropical: Um caminho para sustentabilidade
A Agricultura Regenerativa Tropical surge como uma resposta a esse dilema, apresentando um novo paradigma de produção de alimentos baseado na regeneração dos ecossistemas, na valorização da biodiversidade e na busca por um futuro mais sustentável e próspero. Mais do que um conjunto de técnicas, a Agricultura Regenerativa Tropical é uma mudança de mentalidade, uma forma de enxergar a produção agrícola como parte de um sistema complexo e interligado, onde a saúde do solo, das plantas, dos animais e do ser humano estão intrinsecamente conectadas.

Prevendo o futuro da rotulagem orgânica
Com a popularidade crescente de novos esquemas orgânicos, a questão é: qual é a direção futura da rotulagem orgânica? Em 2023, o mercado de alimentos orgânicos dos EUA foi avaliado em quase US$ 64 bilhões. Esse tipo de crescimento levou a um aumento no desenvolvimento de esquemas orgânicos, particularmente na América do Norte, de acordo com a Ecovia Intelligence , a empresa de pesquisa, consultoria e treinamento especializada sediada em Londres, com foco em indústrias globais de produtos orgânicos e sustentáveis.

Diálogos Regenerativos 2024
A Sociedade Nacional de Agricultura fez parte dos Diálogos Regenerativos, envolvendo mais de 40 organizações para refletir como aprender, ensinar e falar sobre #AgriculturaRegenerativa. O resultado do primeiro ciclo está nesse documento, mas o projeto está só começando. Vamos nessa!

Fazenda Camocim é a primeira empresa brasileira de café a receber certificação de agricultura orgânica regenerativa
O processo de avaliação da certificação ROC concentra-se em três pilares fundamentais para equilibrar produção e sustentabilidade: saúde do solo, bem-estar animal e justiça social. A saúde do solo é avaliada pelo aumento da matéria orgânica e da vida no solo ao longo do tempo, bem como pelo sequestro de carbono.

Webinar Agroindústrias: Certificações internacionais para o mercado externo
Este webinar tem como objetivo a capacitação para os segmentos de agroindústria, cacau e chocolate, mel e café, ministrada por consultores estaduais do projeto Agro.BR sobre Certificação de HACCP, SMETA e Orgânica para atender ao mercado internacional com convidado especialista em agricultura orgânica, biodinâmica, sustentável e regenerativa no Brasil e na Europa.

5 maneiras de acelerar a transição para uma agricultura sustentável
Tecnologia de ponta e práticas agroflorestais estão entre as recomendações para uma produção que proteja o ambiente e garanta a segurança alimentar. O setor agrícola desempenha um papel crítico na economia global. Fornece emprego a uma parcela significativa da força de trabalho mundial e contribui para o PIB de muitos países. No Brasil, por exemplo, o PIB do agro representa cerca de 25% de tudo o que é produzido no país.

Louis Vuitton e Armani vão investir em algodão regenerativo idealizado no Brasil
Em parceria com a The Circular Bioeconomy Alliance, aliança criada pelo rei da Inglaterra para implementar projetos de bioeconomia circular, o Pretaterra vai elaborar sistemas de agroflorestas regenerativas com algodão para duas grandes grifes, a Armani e LVMH, holding a que pertence a Louis Vuitton.

A agricultura regenerativa como mecanismo conciliador entre o meio ambiente e a produção
As práticas agrícolas regenerativas, mais do que um conjunto de técnicas, são uma filosofia de vida que reúne conhecimento ancestral e inovação, buscando mimetizar os processos idiossincráticos naturais, focando na biodiversidade, na saúde do solo e no ciclo da água e do carbono, ao final, criando uma agricultura mais produtiva e resiliente.