A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) compõe o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária-SNPA, também constituído por instituições públicas federais, estaduais, universidades, empresas privadas e fundações que, de forma cooperada, executam pesquisas nas diferentes áreas geográficas e campos do conhecimento científico.

Bactérias do Cerrado capturam e distribuem fósforo para as plantas
A descoberta abre caminhos para desenvolvimento de novas biotecnologias agrícolas mais sustentáveis baseadas na biodiversidade brasileira. Situados na região central do Brasil, os Campos Rupestres são considerados um hotspot da biodiversidade porque concentram muitas espécies de ocorrência únicas. Pesquisadores encontraram, nos Campos Rupestres – um hotspot de biodiversidade no Brasil – uma diversidade inédita de microrganismos altamente especializados em capturar e reciclar o fósforo disponível no solo.

Embrapa divulga recomendações técnicas sobre a produção de bioinsumos on farm.
“Como instituição pública de ciência e tecnologia, o papel da Embrapa é avaliar tecnicamente os riscos e benefícios que a produção de bioinsumos dentro das propriedades rurais pode representar ao País e oferecer soluções para torná-la o mais segura possível de forma objetiva e transparente”, pontua pesquisador da Embrapa.

Bioanálise de solo: como acessar e interpretar a saúde do sol
O conceito de saúde ou de qualidade do solo está relacionado à sua capacidade de funcionar para fornecer importantes serviços ambientais, entre os quais: manter a capacidade de produção biológica (produção de grãos, carne, madeira, agroenergia, fibras, etc), promover a saúde das pessoas, plantas e animais (solos saudáveis, ambientes saudáveis) e também de preservar a qualidade ambiental (armazenando e filtrando água, sequestrando carbono, etc). É possível ter um solo com baixa qualidade, mas cujas elevadas produtividades estejam relacionadas a entradas de insumos em doses muito acima das recomendadas para solos bem manejados, uma condição que não é sustentável em longo prazo, pois pode resultar em contaminações do ambiente e prejuízos aos agricultores.

Abelhas: prazer em tê-las!
A Embrapa Meio-Norte acaba de lançar a cartilha “Abelhas: prazer em tê-las”, com informações voltadas ao público infantil. A publicação mostra a importância desses insetos e o trabalho que realizam para preservar o meio ambiente. A cartilha é gratuita, confira!

Floresta de pé gera lucro
O extrativismo é uma alternativa para o uso sustentável das florestas e uma importante atividade geradora de renda, principalmente para as parcelas mais pobres da Amazônia. Concilia a preservação da floresta e a subsistência econômica de milhares de produtores, porém requer boas práticas para garantir a qualidade do produto.

Banana, a fruta que pode se tornar o principal produto da nossa produção orgânica
O manejo natural da banana torna a fruta uma das culturas mais fáceis de se adaptar ao sistema orgânico. De acordo com Ana Lúcia Borges, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Mandioca e Fruticultura, aproximadamente, dois terços de toda a massa da bananeira retorna para o solo, restituindo quase 70% dos nutrientes que produz, não sendo necessário colocar tanto adubo. E isso vem de encontro com os métodos orgânicos, que exigem técnicas ambientalmente sustentáveis e a não utilização de agrotóxicos ou adubos químicos solúveis.

Embrapa desenvolve fertilizante orgânico nitrogenado
A Embrapa Agrobiologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária sediada no Rio de Janeiro, desenvolveu um fertilizante orgânico a partir da biomassa aérea de espécies leguminosas, o N-verde. O processo aproveita a parte da planta que fica fora da terra. Em recente entrevista, o engenheiro agrônomo Ednaldo Araújo, líder do projeto, disse que um dos objetivos é aumentar a oferta desse tipo de fertilizante, que está de acordo com a legislação de agricultura orgânica.

Fertilizante orgânico é desenvolvido a partir da biomassa de plantas
Estudos científicos mostraram que o fertilizante desenvolvido pelos pesquisadores da Embrapa Agrobiologia reduz as perdas que ocorrem na hora da aplicação na lavoura.

Pesquisadores e agricultores se unem para desenvolver fertilizantes naturais
Para não depender de fertilizantes sintéticos, ter custos menores de produção e reduzir impactos ambientais, pesquisadores e produtores se uniram na busca por adubos orgânicos. O material orgânico foi avaliado em culturas de arroz, feijão e milho, que mantiveram bons índices de produtividade, além de manter ou melhorar a qualidade do solo.

Especialista analisa o crescimento da agricultura orgânica
Em entrevista ao programa de rádio Brasil Rural, Walter Matrangolo, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo falou sobre os avanços e os desafios da produção orgânica e sobre a variedade de milho BRS Caimbé.