
Mercado de biológicos está se consolidando no Brasil
Em todo o mundo, as pesquisas relacionadas à agricultura se voltam para soluções sustentáveis que atendam à crescente demanda por alimentos. De acordo com projeção recente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção nacional de alimentos deve crescer 15% na safra 2022/23 em relação ao período anterior. Com isso, devemos chegar à marca de 312,4 milhões de toneladas, 40,8 milhões a mais que o volume total alcançado em 2021/22. Esses números indicam que devemos nos empenhar em promover uma agricultura sustentável, capaz de alimentar o mundo sem comprometer a saúde humana e animal, além do meio ambiente. Cada vez mais, faz-se necessário investir em métodos de cultivo que utilizem recursos sustentáveis, que representam menos riscos e asseguram produtividade às lavouras.

Ciência desenvolve protocolo para avaliar qualidade dos produtos biológicos à base de bacilos no Brasil
Um novo protocolo pode ajudar a resolver um dos principais gargalos para a expansão do controle biológico no Brasil: a análise da qualidade dos bioprodutos à base de bacilos (bactérias) utilizados nas lavouras para combater doenças e pragas, desenvolvido pela Embrapa.

Broca-da-banana tem controle biológico por fungo
O fungo Beauveria bassiana, utiliza-se no combate da importante praga da…

Drones impulsionam o controle biológico no Brasil
Segundo ele, os drones podem se tornar bastante funcionais em uma atividade que oferece riscos para os trabalhadores, que precisam fazer a correta aplicação dos defensivos em locais muitas vezes inacessíveis.

Insumos biológicos crescem em ritmo acelerado
Em 2018 foram registrados 52 defensivos biológicos no Brasil, de acordo com o Ministério da Agricultura. Um crescimento recorde de 12,5%. Em 2019 foram comercializados um total de 64 ingredientes ativos, 29 dos quais eram semioquímicos, outros 23 microbiológicos e ainda 12 agentes de controle biológico, e acordo com dados do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).

Uso de Defensivo Biológico Cresce no Brasil
Uso de Defensivo Biológico Cresce no Brasil. É cada vez maior o número de agricultores que adotam essa tecnologia, que reduz o consumo de agrotóxicos.

Controle biológico no Brasil tem potencial de crescer 20% ao ano
O uso de biodefensivos agrícolas como estratégia de controle biológico de pragas e doenças tem potencial de crescimento anual de 20%, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio). Esses dados mostram que de 2017 para 2018 a indústria brasileira registrou 77% de expansão na comercialização dos insumos biológicos. O volume de vendas saltou de R$ 262,4 milhões para R$ 464,5 milhões.

Empresa holandesa trabalha no desenvolvimento de herbicida biológico
Em meio a discussões sobre os riscos associados ao uso de herbicidas na agricultura, a holandesa Koppert trabalha na busca de um herbicida biológico que seja uma alternativa eficiente no combate a pragas. Porém, o desenvolvimento está sendo feito a longo prazo e a estimativa é que a alternativa biológica só esteja disponível para uso daqui a 10 anos.

Controle biológico: o futuro da agricultura já começou
A busca por soluções sustentáveis é um caminho sem volta para a agricultura. Nesse sentido, o controle biológico de pragas e doenças dos cultivos vem se consolidando como a alternativa mais consciente e inteligente para o produtor rural brasileiro.

Agroecologia aponta alternativas e novos caminhos para os sistemas convencionais
Com problemas cada vez mais complexos e de soluções caras, os sistemas tradicionais de cultivo têm buscado em métodos naturais alternativas para o controle de pragas e doenças.