
Áreas degradadas, estudos de caso.
O planeta vem sofrendo distúrbios e transformações que remontam no tempo, até recentemente, o meio ambiente era capaz de desempenhar sua função depuradora com eficiência. Nos dias atuais, com o aumento excessivo da população que se concentrada em grandes cidades, vivendo em um modelo de desenvolvimento consumista e sem condições adequadas de saneamento, por exemplo, encontra-se sobrecarregado pelas atividades antrópicas.

Como os cocos protegem a costa de Jersey e outras costas em erosão
Um desses projetos está sendo instalado ao longo de uma seção da margem erodida do rio em Neptune, Nova Jersey, a cerca de um quilômetro e meio do oceano no rio Shark. Usando uma mistura de doações federais e fundos locais, a American Littoral Society, um grupo de conservação costeira, está realizando o projeto de US$ 1,3 milhão que já aumentou significativamente o que antes era um litoral severamente erodido em uma área que foi atingida pela supertempestade Sandy em 2012.

Fazendas verticais e hortas urbanas impulsionam produção sustentável nos grandes centros
Pugliese, fa empresa Pink Farms explica que “a cada metro quadrado de solo que temos na cidade de São Paulo, produzimos até 170 vezes mais que um metro quadrado no campo, e ocupando um espaço bem menor. Empilhando essa produção com o devido controle de todo o ambiente e suas variáveis, eu consigo escalar essa produtividade e ter de dois a três ciclos a mais de colheita ao ano daquela planta, desde a semente até a entrega, e sem agrotóxicos”.

As técnicas agrícolas capazes de reduzir dependência do Brasil por fertilizantes
A pesquisadora Irene Maria Cardoso índia que existem formas de suavizar a transição para outro modelo agrícola, substituindo gradualmente fertilizantes químicos por adubos orgânicos. Ela defende, por exemplo, o uso de resíduos domésticos produzidos nas cidades, como restos de alimentos e árvores podadas, sejam direcionados para a a produção agricola.

Setor de orgânicos reúne 24.000 produtores e movimenta R$ 5.8 bilhões
“É preciso ter responsabilidade na escolha de parceiros comerciais na produção, distribuição e venda. ESG significa ter mentalidade empresarial de sustentabilidade plena,” diz especialista.

Acelerando o financiamento para uma agricultura sustentável no Brasil
Este relatório identifica as barreiras para transição que produtores, investidores e governos enfrentam atualmente, destacando soluções necessárias para superá-las. O estudo também define ações prioritárias para as principais partes interessadas em todo o sistema alimentar brasileiro – delineando as mudanças sistêmicas necessárias para desbloquear o capital e transformar o sistema atual no país.

Agroflorestas oferecem oportunidades de mercado para produtores
O engenheiro Ziantoni indica que, além do benefício econômico, há inúmeras vantagens ambientais, como a recuperação da fertilidade dos solos, com redução de erosão, aumento da infiltração de água, e consequentemente, a conservação de rios e nascentes. “Podemos destacar ainda o aumento da diversidade de espécies, o que privilegia o controle natural de pragas e doenças, não apenas na propriedade, mas em relação à paisagem como um todo”, acrescenta.

Sustentabilidade poderá trazer bilhões para o agro, afirma especialista
No quesito planeta, Fava destaca a importância de produzir com eficiência e responsabilidade; seguir as regras ambientais, proteger a biodiversidade e as florestas; diminuir o desmatamento, aumentar a recuperação de áreas degradadas, promover o uso de fontes sustentáveis de energia, reduzir os resíduos, reciclar e estimular a economia circular, medir a pegada de uso da água, das emissões de carbono e de energia e criar mecanismos de financiamento e recompensas ambientais.

Agricultura regenerativa permite empresa reduzir pegada de carbono
Os dados da Avaliação do Ciclo de Vida indicam que a White Oak Pastures compensa pelo menos 100% das emissões de carbono da carne bovina da fazenda e até 85% das emissões totais de carbono da fazenda.

A ferramenta Biodiversidade e Nutrição está no ar
A ferramenta permite conhecer a composição nutricional dos alimentos bem como receitas de especies nativas da biodiversidade brasileira. Atualmente estão disponíveis informações sobre mais de 150 alimentos.