
Falta de insumo e comercialização são desafios de produtores orgânicos
Pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que os maiores desafios dos produtores orgânicos são a falta de insumos apropriados, comercialização, assistência técnica e a logística. No levantamento, foram ouvidos 1.200 produtores do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.

Presidente da Organics Brasil discute as tendências mundiais para o mercado de orgânicos
Os diferentes critérios de certificação sem dúvida são hoje os maiores desafios mundiais para os orgânicos, ainda que as nações venham desde 2001 se regulamentando e buscando diálogo.

Por que o mercado de orgânicos ainda não deslanchou no Brasil?
Não há estatísticas oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre o volume de orgânicos produzidos e comercializados no país. Só estão disponíveis estimativas elaboradas com base em dados de associações de supermercados e de produtores, que não conseguem abranger todo o mercado.

Produtos orgânicos ganham a mesa do brasileiro
Se as previsões se confirmarem, o mercado brasileiro de produtos orgânicos deve movimentar R$ 2,5 bilhões em 2014. É um crescimento de 25% em relação a 2013 e que deve se manter nos próximos anos, atingindo a cifra de R$ 10 bilhões até 2020.
Supermercado já representa 70% das vendas de orgânicos
Para este ano, o GPA espera que os produtos orgânicos tenham alta de 40%, mas a executiva ressalta que, por vezes, a rede os vende sem margem lucro. “Temos vários produtos orgânicos que têm o mesmo preço dos produtos convencionais. Outros, chegamos a vender sem margem alguma, tudo para que não faltem os itens ao consumidor”, disse representante do grupo.

Bio Brazil Fair, maior feira de orgânicos da América Latina
“A Bio Brazil Fair se consolidou como uma feira de negócios voltada para lojas e varejos especializados, aberta ao público apenas um dia”, afirma Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal, empresa organizadora do evento.

Venda de orgânicos cresce 20% ao ano
O que está por trás do crescimento de dois dígitos na venda dos orgânicos é uma nova atitude dos consumidores. “Eles estão mais interessados em adquirir produtos saudáveis, sem agrotóxicos e químicos, e que, ao serem produzidos, afetem menos o meio ambiente”, diz Sylvia. O crescimento da renda dos brasileiros influenciou, mas isso se refletiu também no setor de alimentos industrializados e não orgânicos.

De olho na Copa: produtores investem em orgânicos com maior valor agregado
Em 2013, o Organics Brasil, organização que reúne empresas exportadoras…