
Ex-traders de Dreyfus e NovaAgri fomentam orgânicos do Brasil e veem salto em poucas safras
Quando ex-traders da Louis Dreyfus e da NovaAgri decidiram fundar a empresa de proteínas orgânicas Raiar, eles sabiam que antes do ovo e da galinha vinham os grãos, e se juntaram em uma série de iniciativas de fomento à cadeia produtiva que deve resultar em breve em um aumento “exponencial” do mercado brasileiro de soja e milho para alimentar criações e exportações. O mercado de grãos orgânicos é ainda muito incipiente no Brasil, representando 0,02% da produção total de soja e milho do País, disse Luis Barbieri, sócio-fundador da Raiar Orgânicos e ex-Diretor da Louis Dreyfus. Contudo, não é só por ser pequena que essa oferta pode ser multiplicada por 20 em pouco tempo, opinou ele.

EUA: cresce oferta de milho orgânico
Mas a cada ciclo a produtividade nos EUA cresce mais, assim como a área de cultivo. Em 2020/21, a produtividade média foi de 8.480 quilos por hectare (126,1 bushels por acre), contra 8.100 quilos em 2019/20. A estimativa da Mercaris é que a média alcance 8.850 quilos por hectare em 2025/26. Para efeito de comparação, a produtividade média das lavouras convencionais, que usam grãos geneticamente modificados, chega a 12.440 quilos.

Ciclo de diálogos aborda produção de milho orgânico
O ciclo de diálogos é uma ação do projeto “Sistema de produção de milho orgânico na região Central de Minas Gerais”, desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), com participação direta de membros do setor produtivo. O projeto visa analisar tecnologias para o desenvolvimento e a melhoria da produção de milho orgânico, com identificação de opções de cultivares e avaliação do uso de insumos biológicos.

Proteínas orgânicas no foco da nova Raiar
Para mexer com o mercado, deixando de tratar o orgânico como um nicho, a Raiar precisava dar conta da dificuldade em se abastecer de milho também orgânico, lacuna que já frustrou outros projetos no País. “O que era um desconforto virou um desafio. Se não há grãos orgânicos, vamos viabilizar”, disse Menoita da Raiar.

Mais da metade dos produtores de milho orgânico localizam-se no sul do Brasil
Um levantamento da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) aponta que, apesar do grande potencial de expansão, 56% produção de milho orgânico se concentra na região sul do Brasil.

Oferta de soja orgânica nos EUA deve cair
A oferta norte-americana de soja orgânica deverá diminuir este ano devido à desaceleração das importações, de acordo com o The Jacobsen, um fornecedor global de preços de grãos orgânicos sem engenharia genética.

Primeira semente de milho exclusiva para produção orgânica
Nova variedade é certificada e cultivada de acordo com as normas da principal certificadora da América da Latina. O Estado de São Paulo reforça o caráter pioneiro no agro brasileiro ao selecionar uma semente de milho certificada e exclusiva para a produção orgânica.

Korin investe em fábrica para ração de frangos
investimento de R$ 16 milhões em fábrica de ração que privilegiará milho não transgênico. A empresa produz carnes orgânicas e livres de antibióticos, anunciou nova fábrica de ração, com capacidade para 6.000 toneladas/mês.

O projeto da Nestlé para lançar seu leite orgânico no Brasil em 2019
Taissara Martins, Gerente de Desenvolvimento de Qualidade e Fornecedores da Nestlé Brasil, contou em detalhes como tem sido o processo de produção de leite orgânico realizado pela empresa no país. A conversa aconteceu em um debate realizado durante o evento Green Rio 2018, em maio, na Marina da Glória (RJ).

Desenvolvida a primeira semente orgânica de milho do Brasil
A variedade de milho orgânico AL Avaré possui elevado potencial produtivo e alta rusticidade e foi desenvolvida por técnicos do Departamente de Sementes Mudas e Matrizes (DSMM/CATI), órgão da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, e é auditada pelo IDB.