O mercado orgânico na Itália: uma década de crescimento e transformação
Nos últimos dez anos, a agricultura orgânica na Itália experimentou uma expansão significativa, tanto em termos de consumidores quanto de produção. Essa evolução é reconstituída no estudo “AGRICULTURA ORGÂNICA: Uma Leitura do Desempenho Econômico e das Tendências de Mercado “, conduzido pelo Centro Studi Divulga , com base em diversas fontes oficiais e de mercado.
Itália Redescobre o Sabor: Orgânicos Disparam e Lideram Recuperação do Mercado de Frutas e Verduras
Entre janeiro e junho de 2025, o consumo de frutas e verduras na Itália mostra sinais de revigoramento e quem está puxando essa retomada é o setor orgânico. Compras dispararam em volume e investimento, indicando que o consumidor italiano não vê mais os produtos orgânicos como luxo, mas como uma escolha essencial.
Como o Sonho britânico da Whole Foods virou um pesadelo financeiro de 20 anos
A notícia desta semana de que a Whole Foods Market registrou prejuízo em suas operações no Reino Unido e de que as receitas caíram não causou grande surpresa para a rede de supermercados de alto padrão, que passou mais de duas décadas tentando conquistar a Grã-Bretanha. A empresa informou prejuízo antes de impostos de cerca de US$ 27 milhões (R$ 148.5 milhões) no ano encerrado em 31 de dezembro de 2024, apesar de uma queda de 14% nos custos operacionais, que ficaram em torno de US$ 65.5 milhões (R$ 360.25 milhões) no ano passado. Esse resultado se soma a um déficit semelhante de US$ 31.3 milhões (R$ 172.15 milhões) no ano anterior.
Entrada de mel orgânico na Europa tem entraves e setor busca aumentar consumo interno
Certificação atribuída pelos EUA ao produto brasileiro não tem equivalência na União Europeia. Mercado doméstico e Canadá são alternativas. Quase 80% da produção do mel brasileiro é destinada aos Estados Unidos. Contudo, o tarifaço de 50% sobre as exportações do país ao mercado norte-americano inviabilizam os negócios.
Redes sustentáveis: como Brasil e Espanha estão transformando o futuro da alimentação orgânica
Os sistemas orgânicos estão transformando a produção e o consumo de alimentos, promovendo sustentabilidade, inclusão social e desenvolvimento local. Descubra como redes colaborativas no Brasil e na Espanha impulsionam mudanças no mercado e nos hábitos alimentares.
Quatro em dez europeus têm dificuldade em encontrar alimentos orgânicos nas lojas locais
92% dos europeus pensam que os alimentos biológicos são mais caros do que outros produtos alimentares. Além disso, quatro em cada dez europeus consideram difícil encontrar alimentos orgânicos nas suas lojas e supermercados locais, de acordo com o último Eurobarómetro sobre agricultura e PAC, que mostra que a maioria concorda com esta declaração em 13 Estados Membros.




