Coopernatural marca presença na Fruit Attraction 2025 e reforça protagonismo da agricultura familiar orgânica brasileira
A Coopernatural, cooperativa que representa produtores da agricultura familiar e orgânica no Brasil, participou com destaque da Fruit Attraction 2025, realizada no IFEMA Madrid entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. O evento, que reúne milhares de profissionais, compradores, expositores e players do setor de frutas e hortaliças de todo o mundo, foi palco de intensas trocas, conexões e visibilidade para os produtos orgânicos brasileiros.
SNA e CI Orgânicos terão grande participação no Food Service AOA Chile 2025
A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), por meio do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), vai participar do Food Service AOA Chile 2025, considerado o evento gastronômico mais importante do Chile, que acontece de 30 de setembro a 02 de outubro, em Santiago. A feira vai reunir produtores, marcas e empreendedores do mundo orgânico e saudável em um amplo espaço para encontros, palestras, degustações, trocas de saberes e culinária ao vivo.
Por que consumir orgânicos?
Como reconhecer, escolher e consumir alimentos saudáveis. A preocupação com a saúde é a principal motivação dos consumidores de produtos orgânicos. Eles aspiram por uma alimentação mais saudável, natural e equilibrada.
E se não for possível consumir orgânicos?
No período de safra, as frutas têm melhor qualidade nutricional, são mais frescas, têm mais sabor e são mais baratas. Fora da estação adequada, é quase certo que uma fruta, verdura ou legume tenham recebido cargas maiores de agrotóxicos.
Enfoque sistêmico da produção orgânica
Os agricultores orgânicos não usam agrotóxicos e adubos químicos de alta solubilidade que desequilibram o ecossistema, degradam o solo, contaminam a água e provocam a perda da biodiversidade. Os chamados fertilizantes sintéticos são obtidos a partir de rochas naturais tratadas quimicamente para disponibilizar rapidamente os nutrientes para as plantas.
Verdades e mitos sobre agricultura orgânica
O consumidor cidadão tem hoje um papel importante como agente de transformação social e política. Comer com conhecimento do processo que vai do plantio até o alimento chegar à sua mesa torna a experiência mais completa.
Comercialização de orgânicos: circuitos longos e circuitos curtos
O principal meio de acesso são os circuitos mais longos de comercialização, principalmente os supermercados (varejo). As feiras aparecem em seguida, citadas por cerca de 25% dos entrevistados; A produção orgânica resulta em um produto diferenciado, que carrega em si todo o cuidado com o seu cultivo, desde a fertilidade e nutrição do solo, a diversidade das culturas e o respeito socioambiental.
Principais espaços de comercialização do mercado interno
No Brasil, constituiu-se um mito de que a agricultura orgânica não tem condições para atender a demanda mundial de alimentos e que só o modelo convencional é capaz de fazê-lo. A agricultura convencional é sinônimo de progresso, geração de emprego, riqueza e preocupação com a fome mundial , mas foi acreditando nessa crença que o país tornou-se o maior consumidor de agrotóxicos no mundo.
Controle de pragas e doenças no milho orgânico
A resposta para a pergunta título deste manual de “Como Produzir Milho Orgânico?” passa pelo planejamento geral do sítio e ou lote do agricultor. Para produzir milho orgânico, a primeira providência é a conversão da área de cultivo, que demora 12 meses, no mínimo, quando partimos de áreas em cultivo convencional. Localizar a janela do cultivo do milho de verão ou safrinha para a propriedade é fundamental.
Controle de pragas e doenças na batata orgânica
O controle de pragas e doenças na agricultura orgânica utiliza técnicas que buscam o equilíbrio ecológico da propriedade. A pura e simples substituição de agrotóxicos por produtos naturais ou pelo controle biológico não permite a ninguém dizer que esteja produzindo batatas orgânicas, apesar de estar atendendo à Legislação Brasileira para a produção orgânica.




