Controle de pragas e doenças

Técnicas simples reduzem o “mato” e dispensam herbicidas em lavouras orgânicas

Técnicas simples reduzem o “mato” e dispensam herbicidas em lavouras orgânicas

Ao contrário do manejo convencional, que tratam as plantas “invasoras” como inimigo, a abordagem agroecológica valoriza o convívio equilibrado entre espécies. Um estudo da Embrapa mostra que é possível, em lavouras de grãos, reduzir o uso de capina e eliminar a necessidade de herbicidas no controle de plantas espontâneas, também chamadas de “invasoras”.

Técnicas simples ajudam lavouras orgânicas a conviver com plantas espontâneas

Técnicas simples ajudam lavouras orgânicas a conviver com plantas espontâneas

Um estudo da Embrapa mostra que é possível, em lavouras de grãos, reduzir o uso de capina e eliminar a necessidade de herbicidas no controle de plantas espontâneas. A solução é usar técnicas simples como rotação de culturas, cobertura do solo e semeadura direta. A descoberta beneficia especialmente lavouras orgânicas e agroecológicas, nas quais não são aplicados produtos químicos. A pesquisa foi realizada no Cerrado goiano, em ambiente tropical, e avaliou diferentes formas de manejo ao longo de quatro anos. O experimento foi conduzido na Fazendinha Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás (GO), em uma área de transição de sistema convencional para sistema orgânico e agroecológico. A proposta era testar como o cultivo de diferentes plantas de cobertura e o preparo do solo (convencional ou direto) influenciam a presença de plantas espontâneas, popularmente chamadas de “mato”, mas que são encaradas agroecologicamente como “espontâneas”

Controle de pragas e doenças no milho orgânico

Controle de pragas e doenças no milho orgânico

A resposta para a pergunta título deste manual  de “Como Produzir Milho Orgânico?” passa pelo  planejamento geral do sítio e ou lote do agricultor. Para produzir milho orgânico, a primeira providência  é a conversão da área de cultivo, que demora 12  meses, no mínimo, quando partimos de áreas em  cultivo convencional. Localizar a janela do cultivo do milho de verão ou  safrinha para a propriedade é fundamental.

Controle de pragas e doenças na batata orgânica

Controle de pragas e doenças na batata orgânica

O controle de pragas e doenças na agricultura orgânica utiliza técnicas que buscam o equilíbrio ecológico da propriedade. A pura e simples substituição de agrotóxicos por produtos naturais ou pelo controle biológico não permite a ninguém dizer que esteja produzindo batatas orgânicas, apesar de estar atendendo à Legislação Brasileira para a produção orgânica.

Controle de pragas e doenças no tomateiro orgânico

Controle de pragas e doenças no tomateiro orgânico

Para cultivar tomates orgânicos, é necessário muito mais conhecimento sobre o local em que eles serão produzidos do que num cultivo convencional. A aptidão do agricultor e o manejo da propriedade, como um todo, devem prevalecer sobre a simples substituição de insumos. A produção de tomates orgânicos é agronomicamente viável.
Há estudos que se dedicam a comparar o sistema convencional e orgânico de produção do tomateiro.

A legislação e o controle de pragas e doenças

A legislação e o controle de pragas e doenças

O controle de pragas e doenças na agricultura orgânica utiliza técnicas que buscam o equilíbrio ecológico da propriedade. A pura e simples substituição de agrotóxicos por produtos naturais ou pelo controle biológico não permite a ninguém dizer que esteja produzindo tomates orgânicos, apesar de estar atendendo à Legislação Brasileira para a produção orgânica.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.