
Técnicas simples ajudam lavouras orgânicas a conviver com plantas espontâneas
Um estudo da Embrapa mostra que é possível, em lavouras de grãos, reduzir o uso de capina e eliminar a necessidade de herbicidas no controle de plantas espontâneas. A solução é usar técnicas simples como rotação de culturas, cobertura do solo e semeadura direta. A descoberta beneficia especialmente lavouras orgânicas e agroecológicas, nas quais não são aplicados produtos químicos. A pesquisa foi realizada no Cerrado goiano, em ambiente tropical, e avaliou diferentes formas de manejo ao longo de quatro anos. O experimento foi conduzido na Fazendinha Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás (GO), em uma área de transição de sistema convencional para sistema orgânico e agroecológico. A proposta era testar como o cultivo de diferentes plantas de cobertura e o preparo do solo (convencional ou direto) influenciam a presença de plantas espontâneas, popularmente chamadas de “mato”, mas que são encaradas agroecologicamente como “espontâneas”

Pecuária: Carrapaticida biológico é solução para proteger o animal e o meio ambiente
A atividade pecuária no Brasil tem aderido, progressivamente, a alternativas sustentáveis em seu processo produtivo. Nesse contexto, a Decoy Smart, empresa que faz parte do SNASH – hub de startups da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), é pioneira em inteligência de controle biológico voltada para a saúde animal. Esta tecnologia pode ser aplicada nos animais para controle direto da praga que está parasitando o rebanho, bem como na pastagem, onde se encontram 95% da população de carrapatos de uma propriedade.

Troque os pesticidas por joaninhas
Elas são eficientes no controle de pulgões em hortaliças, basta manter o ambiente adequado para sua criação e medem de 1 a 10 milímetros. Os adultos, após o acasalamento, colocam os ovos agrupados, que darão origem a pequenas larvas. Tanto as larvas como os adultos se alimentam dos pulgões.

Insumos orgânicos na Revista A Lavoura
A edição de setembro da Revista A Lavoura, da Sociedade Nacional de Agricultura, trouxe a reportagem “Por uma agricultura mais orgânica“, que descreve o atual cenário da agricultura no Brasil, que opta cada vez mais pela utilização de insumos orgânicos e controle biológico em suas lavouras.