
Uso Adequado de Máquinas e Implementos Agrícolas
Este é o sétimo vídeo de uma série educativa de 10 episódios que tem como objetivo sensibilizar agricultores e sociedade sobre a importância do manejo sustentável do solo e seus benefícios para o meio ambiente.
A iniciativa é do Instituto BioSistêmico (IBS) no âmbito do programa de agricultura familiar da Cargill – Selo Combustível Social.

5 maneiras de acelerar a transição para uma agricultura sustentável
Tecnologia de ponta e práticas agroflorestais estão entre as recomendações para uma produção que proteja o ambiente e garanta a segurança alimentar. O setor agrícola desempenha um papel crítico na economia global. Fornece emprego a uma parcela significativa da força de trabalho mundial e contribui para o PIB de muitos países. No Brasil, por exemplo, o PIB do agro representa cerca de 25% de tudo o que é produzido no país.

Louis Vuitton e Armani vão investir em algodão regenerativo idealizado no Brasil
Em parceria com a The Circular Bioeconomy Alliance, aliança criada pelo rei da Inglaterra para implementar projetos de bioeconomia circular, o Pretaterra vai elaborar sistemas de agroflorestas regenerativas com algodão para duas grandes grifes, a Armani e LVMH, holding a que pertence a Louis Vuitton.

Conheça o futuro agroflorestal que está sendo planejado e executado pela Preta Terra
Práticas agroflorestais difundidas pela empresa trazem resiliência climática e financeira para produção agropecuária no Brasil e no mundo.

Cultivo de Fruteiras em Sistemas Agroflorestais
A degradação de recursos naturais como resultado dos desmatamentos na Amazônia tem sido um dos maiores problemas ambientais do final do século XX e início do século XXI. A alternativa concreta à degradação de recursos naturais, os sistemas agroflorestais (SAF) proporcionam um manejo dos recursos naturais de forma dinâmica e ecológica, que através da integração de árvores, fruteiras, cultivos anuais e/ou animais em pequenas propriedades, grandes fazendas e outros cenários, diversifica e aumenta a produção, promovendo benefícios econômicos e sociais para os usuários dos recursos naturais.

Associativismo e SAF’s na região cacaueira da Bahia
O estudo descreve ações piloto que, aliadas as já desenvolvidas por diversas organizações atuantes no Sul da Bahia.