
EUA: o principal mercado de alimentos orgânicos do mundo
As vendas de alimentos orgânicos nos Estados Unidos em 2022 ultrapassaram a marca de US$ 60 bilhões pela primeira vez, estabelecendo um novo recorde para o setor de produtos orgânicos. As vendas totais de produtos orgânicos nos EUA, incluindo produtos orgânicos não alimentícios, atingiram um nível recorde de US$ 67,6 bilhões, de acordo com a Pesquisa da Indústria Orgânica de 2023 publicada pela Organic Trade Association (OTA). Dez estados representam aproximadamente três quartos (73%) das vendas de 2021. A Califórnia lidera, representando 32% do mercado americano total, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Resumo do mercado de algodão orgânico americano
A produção de algodão orgânico Upland e American Pima em 2023 nos EUA totalizou 39.259 fardos, segundo a informações coletadas de produtores orgânicos, associações de marketing e gins que processam produtos orgânicos algodão. A produção diminuiu 3.624 fardos em relação ao ano anterior. Mais 795 fardos de transição foram relatados. O Texas continua liderando o plantio e a produção de algodão orgânico, com área adicional em Arizona, Califórnia, Geórgia e Novo México.

Tendências do mercado de alimentos e bebidas orgânicos americano
O tamanho do mercado global de alimentos e bebidas orgânicos foi avaliado em US$ 231,52 bilhões em 2023 e deve crescer a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 13,9% de 2024 a 2030. Um dos principais fatores que impulsionam a expansão do mercado é a crescente conscientização sobre os benefícios à saúde associados ao consumo de produtos orgânicos. As vendas de alimentos e bebidas orgânicos devem aumentar como resultado da mudança no comportamento de compra dos consumidores. Além disso, a crescente popularidade de produtos não transgênicos entre os consumidores está impulsionando o crescimento do mercado. O mercado testemunhou um crescimento substancial devido à maior acessibilidade de alimentos e bebidas orgânicos. Os produtos orgânicos não estão mais confinados a lojas de nicho ou mercados de agricultores.

USDA lança ferramentas gráficas para orientar consumidores sobre o selo orgânico
Serviço de Marketing Agrícola do USDA, através do Programa Orgânico Nacional (NOP), lança kit de ferramentas de varejo online para desenvolver a percepção pública sobre o significado e a importância do rótulo orgânico.

Webinar Explorando os benefícios da certificação orgânica
Para explorar mais sobre os benefícios da certificação orgânica, estamos realizando o webinar “Explorando os Benefícios da Certificação Orgânica”, em parceria com a Organis (Associação de Promoção dos Orgânicos). Com a participação de Cobi Cruz, Diretor Executivo da Organis, e Alexandre Harkaly, Diretor de Integração na QIMA/IBD, serão abordados temas essenciais que traçam o panorama atual e delineiam as perspectivas futuras para o setor orgânico

II Fórum de Qualidade e Certificações na Fruticultura QIMA
O fórum, organizada pela QIMA junto com suas divisões de alimentos QIMA WQS, QIMA IBD e QIMA Produce, tem como propósito promover uma compreensão aprofundada das principais soluções exigidas pelo mercado internacional, abordando perspectivas de mercado, certificações e sustentabilidade. Grupo QIMA tem a satisfação de anunciar o II Fórum de Qualidade e Certificações na Fruticultura, que será realizado no dia 17 de maio de 2024, no SENAI em Petrolina.

Webinar Agroindústrias: Certificações internacionais para o mercado externo
Este webinar tem como objetivo a capacitação para os segmentos de agroindústria, cacau e chocolate, mel e café, ministrada por consultores estaduais do projeto Agro.BR sobre Certificação de HACCP, SMETA e Orgânica para atender ao mercado internacional com convidado especialista em agricultura orgânica, biodinâmica, sustentável e regenerativa no Brasil e na Europa.

Apresentamos a QIMA IBD – A certificadora líder de produtos orgânicos da América Latina
Com a aquisição do IBD pela QIMA, o grupo espera expandir a oferta de soluções em certificações e normas de segurança dos alimentos.