
Startup foi dos R$ 5 mil aos R$ 100 milhões unindo agricultores ao consumidor
A startup paulista Raízs recentemente lançou um aplicativo para ampliar as vendas; em um mês, ele já é responsável por 33% da receita. No Brasil, as estimativas são ainda mais otimistas, com o setor de alimentos e bebidas saudáveis alcançando US$ 25,8 bilhões em 2024, um crescimento anual de 4,4%.

Orgânicos: foodtech Diferente quer triplicar faturamento em 2024
A startup também enfrenta desafios na busca de alimentos orgânicos fora dos padrões das grandes varejistas, que vêm atraindo mais consumidores que defendem o não desperdício. A empresa cita a dificuldade de encontrar fornecedores confiáveis e consistentes, especialmente por causa da sazonalidade e da variação geográfica, ou a garantia da certificação orgânica, assegurando que os produtos cumpram os padrões estabelecidos para produções livres de agrotóxicos ou fertilizantes químicos.

Orgânicos: Foodtech Diferente quer triplicar faturamento em 2024 para mais de R$ 60 milhões
A Diferente, foodtech de alimentos orgânicos, quer triplicar o faturamento em 2024, para mais de R$ 60 milhões, ante R$ 23 milhões em 2023. A startup planeja aprimorar e expandir o uso de tecnologia baseada em inteligência artificial. A PitaIA, da qual a Diferente é proprietária, é capaz de aprender as preferências e restrições alimentares do cliente, permitindo sugestões personalizadas para cada cesta de compras feitas no aplicativo.

Raízs conecta produtores de orgânicos ao consumidor final com inteligência artificial
“Desenvolvemos um modelo que conecta direto o pequeno produtor ao consumidor final. Sem utilizar intermediários, o modelo foi criado para valorizar a agricultura familiar e proteger a margem do produtor. A tecnologia facilita a logística e o fluxo de produção, já que 100% do nosso estoque ou está na terra ou em trânsito, quase num modelo “just in time.”