
Protetor solar reduz a queima de frutos e aumenta adaptação das plantas às mudanças climáticas
A Embrapa, em parceria com a indústria de biofertilizantes Litho Plant, desenvolveu o Sombryt BR, um protetor solar para plantas que diminui a queima de folhas e frutos, aumenta a resiliência e a adaptação das culturas às mudanças climáticas. Já testado em culturas como abacaxi, banana, citros, mamão, manga e maracujá, o produto demonstrou alta eficiência na redução de danos físicos e no aumento da produtividade.

Produtores rurais vão representar DF em feira internacional do setor de frutas e hortaliças
Presença brasiliense no evento – que será em São Paulo, entre 25 e 27 de março – reforça a importância da agricultura regional e abre novas oportunidades de exportação. Doze produtores rurais vão representar o Distrito Federal em uma das maiores feiras internacionais do setor de frutas e hortaliças, a Fruit Attraction 2025. O evento, que será no Centro de Convenções São Paulo Expo, de 25 a 27 de março, promete reunir mais de 2 mil expositores e receber mais de 90 mil visitantes de diversos países. O público poderá conhecer o lado rural do Quadradinho no estande “Agricultura do DF: frutos de um Cerrado que alimenta o mundo”.

Abacaxi orgânico registra produção 35% superior
O SOP Abacaxi foi construído com base nos experimentos realizados em Lençóis, na Chapada Diamantina (BA). No sistema o cultivo orgânico da fruta teve produção média de 49 toneladas por hectares enquanto o convencional alcançou 36,14 ton/ha, uma diferença de 35%. Isso foi alcançado com uso de irrigação por microaspersão e parte deste bom resultado é atribuído para a tecnologia, uma vez que, a maioria dos cultivos da fruta no país é em sequeiro.

Do Sertão para o mundo: a inovação sustentável da Fazenda Tamanduá no agrobusiness 5.0
Pierre Landolt abriu sua palestra enfatizando a importância de integrar práticas sustentáveis com a inovação tecnológica no agronegócio. “A verdadeira sustentabilidade não é apenas uma meta, mas uma jornada contínua que requer compromisso e adaptação constantes,” afirmou Landolt, destacando a necessidade de uma abordagem holística que considere os impactos ambientais, sociais e econômicos das práticas agrícolas.

Abacaxi orgânico impulsiona agricultura familiar no Paraná
Recentemente, um grupo de fruticultores passou a adotar o cultivo orgânico. Com a orientação do IDR-Paraná eles implantaram a tecnologia do mulching, plantio em canteiros cobertos com plástico. Com isso, conseguiram diminuir o tempo de desenvolvimento dos frutos. O clima e o solo da região também colaboram para que os abacaxis tenham um alto teor de açúcar, despertando o interesse do mercado consumidor.

Coquetéis vegetais para manejo de solo em sistemas irrigados de cultivo orgânico de fruteiras no submédio São Francisco, região Semi-árida do Nordeste do Brasil
Os Perímetros Irrigados do Submédio São Francisco (SSF), localizado na região semiárida do Nordeste do Brasil, compreendido entre as cidades de Remanso no Estado de Pernambuco e Paulo Afonso no Estado da Bahia, caracteriza-se pela produção de frutas frescas para exportação. A região semi-árida brasileira envolve oito estados, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, além do norte do Estado de Minas Gerais e uma parte do Espírito Santo.

Fruit Logistica: A oferta orgânica de países em desenvolvimento e emergentes está crescendo
Abacates, mangas, limões, physalis, granadillas e muito mais – há uma grande variedade de frutas exóticas em qualidade orgânica no estande do Balcão de Promoção de Importações (IPD) na Fruit Logistica 2024 . “O orgânico é um critério chave que muitos produtores de países em desenvolvimento e emergentes usam para distinguir”, afirma a Dra. Julia Bellinghausen , Chefe do IPD.

O dilema da produção de orgânicos no Brasil
Apesar de venderem com certificado de comércio justo, pequenos agricultores no interior da Bahia não recebem o suficiente para cobrir despesas e se sustentar.

Produção orgânica de maracujá é tema de curso EAD da Embrapa
Estão abertas as inscrições para o curso “Introdução à produção orgânica de maracujá”, o mais novo curso gratuito on-line da plataforma e-Campo, a vitrine de capacitações a distância da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa.

Cultivo Orgânico, sistemas de produção na fruticultura.
Fruticultura orgânica, videoconferência realizada por pesquisadores da Embrapa.