
Manejo de água de irrigação em mangueira e aceroleira sob cultivo orgânico com uso do secamento parcial do sistema radicular
A necessidade de usar racionalmente a água na agricultura tem aumentado cada vez mais devido à constante escassez dos recursos hídricos e às incertezas climáticas, acentuadas pelo fenômeno do aquecimento global. A irrigação com déficit pelo uso do secamento parcial do sistema radicular é uma das opções mais efetivas de uso racional de água, uma vez que permite redução de até 50% da lâmina calculada para irrigação.

Controle de formigas cortadeiras na produção orgânica de frutas, com utilização de isca biológica
O controle de formigas é um dos principais gargalos para a agricultura, especialmente nos sistemas orgânicos de produção, que não permitem a utilização de insumos químicos sintéticos ou materiais transgênicos (Brasil,
1999). As formigas atuam em diversas espécies vegetais, causando perdas a diferentes sistemas de produção devido à utilização de substratos vegetais frescos para cultivo do fungo do qual se alimentam (ANJOS et. al.,1998).

Santa Catarina é destaque nacional na produção de frutas da estação
Entre os Estados brasileiros, Santa Catarina se destaca na produção de maracujá, pitaya, banana, maça, pêssego e pera, culturas produzidas em sua maioria pela agricultura familiar. Do pomar até a mesa, quanto menor o percurso, mais sabor, saúde e fomento à economia local.
Cultivo orgânico de fruteiras tropicais: Manejo do solo e da cultura
a cartilha fornece informações completas para o produtor de frutas orgânicas, desde a escolha da área, manejo, correção e adubação do solo, etc.