
Abacaxi orgânico registra produção 35% superior
O SOP Abacaxi foi construído com base nos experimentos realizados em Lençóis, na Chapada Diamantina (BA). No sistema o cultivo orgânico da fruta teve produção média de 49 toneladas por hectares enquanto o convencional alcançou 36,14 ton/ha, uma diferença de 35%. Isso foi alcançado com uso de irrigação por microaspersão e parte deste bom resultado é atribuído para a tecnologia, uma vez que, a maioria dos cultivos da fruta no país é em sequeiro.

Abacaxi orgânico impulsiona agricultura familiar no Paraná
Recentemente, um grupo de fruticultores passou a adotar o cultivo orgânico. Com a orientação do IDR-Paraná eles implantaram a tecnologia do mulching, plantio em canteiros cobertos com plástico. Com isso, conseguiram diminuir o tempo de desenvolvimento dos frutos. O clima e o solo da região também colaboram para que os abacaxis tenham um alto teor de açúcar, despertando o interesse do mercado consumidor.

II Fórum de Qualidade e Certificações na Fruticultura QIMA
O fórum, organizada pela QIMA junto com suas divisões de alimentos QIMA WQS, QIMA IBD e QIMA Produce, tem como propósito promover uma compreensão aprofundada das principais soluções exigidas pelo mercado internacional, abordando perspectivas de mercado, certificações e sustentabilidade. Grupo QIMA tem a satisfação de anunciar o II Fórum de Qualidade e Certificações na Fruticultura, que será realizado no dia 17 de maio de 2024, no SENAI em Petrolina.

Boas Práticas Agrícolas na Fruticultura
A segurança alimentar abrange cuidados desde a lavoura até a manipulação da fruta pós-colheita. Assim sendo, a cartilha inclui recomendações relativas à escolha do local para a implantação do pomar, ao uso da água, adubos orgânicos, etc.