
Boas Práticas Extrativismo Sustentável Orgânico – Pequi
A boa produção depende dos cuidados para a conservação da área de manejo e diminuição dos impactos das atividades extrativistas ou agropecuárias em torno do pequizal. Deve-se avaliar bem a necessidade de abertura de novos caminhos e trilhas e, principalmente, proteger essas áreas contra o fogo, comum no período de seca. É importante observar e estar atento à produção, à renovação do pequizal, à presença de animais silvestres, ao desmatamento ou à contaminação devido a práticas como o uso de agrotóxicos.

Caderno de Boas Práticas Extrativismo Sustentável Orgânico – Açai
O caderno vai contribuir para a melhoria da produção orgânica no Brasil e para a adequação dos/as produtores/as extrativistas à Lei Nº 10.831/2003 e seus regulamentos. O caderno pode ser utilizado com ou sem a ajuda de técnicos/as. O esperado é que toda a família se envolva no preenchimento. Enquanto a família elabora o projeto extrativista, se aprofunda nos principais conhecimentos para um manejo extrativista orgânico, fundamentado em princípios agroecológicos.

Artigo: As estratégias da agricultura familiar do Baixo Tocantins na comercialização do açaí orgânico
Com a expectativa de disseminar tecnologias de gestão às demais realidades do movimento cooperativista brasileiro, o artigo apresenta o estudo de caso e o desafio enfrentado pelos empreendimentos solidários do Baixo Tocantins para a comercialização competitiva do açaí orgânico.

Cultivo, extração e beneficiamento do açaí orgânico
O estudo demonstra que o cultivo e processamento do…