
No interior de SP, fazenda aposta em ‘legumes diferentões’
A Fazenda Santa Adelaide, de Morungaba (SP), na região de Campinas, a 100 quilômetros da capital paulista, decidiu apostar no cultivo de “legumes esquecidos”. Berinjela branca, abobrinha amarela, cenoura roxa, branca ou vermelha, tomate negro, tomate-coração, quiabo vermelho, rabanete-melancia, beterraba amarela, mandioca rosa, couve-flor roxa, batata-doce laranja e muitas outras culturas, todas orgânicas, fazem parte do cardápio anual da propriedade.

Projeto da Empaer coloca Sinop em 1º lugar em número de produtores orgânicos de MT
A certificação foi dada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a partir das ações do projeto Sinop Orgânico, implementado em 2022, pela Empaer. O município alcançou 37 declarações de produtor orgânico emitidas pelo Governo Federal, enquanto Querência, na segunda colocação, conta com 35.

Chile: No primeiro semestre de 2025, as exportações de produtos orgânicos cresceram 22% em valor
Andrea García, diretora do Escritório de Estudos e Políticas Agrárias (Odepa), informou que, no primeiro semestre deste ano, os embarques de produtos orgânicos chilenos totalizaram US$ 228 milhões, um aumento de 22%. Já o volume exportado atingiu 54.218 toneladas, um aumento de 18%. Ambas as variações são comparadas ao mesmo semestre de 2024.

Como os produtores de azeite da Califórnia estão adotando a agricultura regenerativa
Produtores de azeite na Califórnia estão adotando práticas regenerativas para cultivar oliveiras de uma forma que melhora a terra, em vez de exauri-la.

Pierre Landolt e a Fazenda Tamanduá: um modelo de sustentabilidade, inovação e produtividade no semiárido paraibano
No coração do Sertão paraibano, a Fazenda Tamanduá transforma desafios em oportunidades, exportando mangas, melões e mais para mercados globais, e mostrando que a inovação sustentável pode levar a Paraíba ao mundo.

Cultivo de tomate orgânico consorciado com coentro em estufa agrícola promove sustentabilidade no Brejo paraibano
A pesquisa faz parte dos estudos quanto a produção agroecológica de alimentos realizados pelo Grupo de Pesquisa Agrobiodiversidade do Semiárido, coordenado pela professora Elida Barbosa. A primeira colheita do plantio superou as expectativas de toda equipe. O tomate, conforme explicou a docente é uma das hortaliças mais consumidas e também uma das mais contaminadas por resíduos de agrotóxicos, pelo uso intensivo de agrotóxicos no ciclo da cultura.

A startup que está transformando a realidade do pequeno produtor
Com uma abordagem centrada no usuário, a Muda Meu Mundo vem simplificando e otimizando as operações dos produtores agrícolas e aumentando a rentabilidade do produtor, como conta a fundadora da empresa, Priscilla Veras. Na paisagem das startups brasileiras, a Muda Meu Mundo – que integra o SNASH, o Hub de Startups apoiado pela Sociedade Nacional de Agricultura – surge como uma força dedicada a transformar a vida dos pequenos produtores rurais.

Oportunidades e perspectivas para a cadeia do açaí
A cadeia do açaí e derivados movimenta mais de US$ 720 milhões por ano no mundo, segundo boletim publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). E o Brasil, maior produtor do fruto no mundo, produz mais de 1.5 milhão de toneladas por ano, segundo o IBGE. O mercado desse importante produto da economia amazônica tem se mostrado crescente, apresentando uma perspectiva de taxa de crescimento de mais de 12% para os próximos anos.

Evento internacional sobre sustentabilidade será realizado em São Paulo
A 4ª edição do Sustainable Foods Summit na América Latina será realizada nos dias 29 e 30 de novembro no hotel Pestana São Paulo. O objetivo do evento é explorar novos horizontes da rotulagem ecológica e da sustentabilidade na indústria de alimentos, abordando questões-chave sobre o tema.

Produtores orgânicos e sustentáveis comemoram os resultados do Festival Origem
Realizado em São Paulo, o evento possibilitou o contato direto entre produtores e consumidores e trouxe resultados bastante positivos para os participantes.