Embrapa Agrobiologia estará presente na COP30 com iniciativas para agroecologia e recuperação de áreas degradadas
A Embrapa Agrobiologia também levará para a COP30 sua expertise na recuperação de áreas degradadas. O uso de leguminosas arbóreas inoculadas como estratégia de restauração de ecossistemas já é uma tecnologia consagrada do centro de pesquisa, com importantes resultados na recuperação de áreas severamente degradadas por extração de minério ou petróleo, de voçorocas e também na contenção de encostas urbanas. O êxito dessa tecnologia está na associação entre planta, rizóbios e fungos micorrízicos, o que permite um rápido crescimento das espécies, independentemente da disponibilidade de nitrogênio no solo, aumentando a quantidade de matéria orgânica disponível e a atividade biológica do solo. Atualmente, existem mais de cem espécies de leguminosas arbóreas e arbustivas recomendadas para plantio nos biomas Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia e Caatinga.
Embrapa projeta o futuro da agroecologia e produção orgânica no Brasil
Com um levantamento inédito de mais de duas décadas de pesquisa, a Embrapa apresenta um amplo panorama das ações, avanços e desafios que moldam o futuro da agroecologia e da produção orgânica no país. A publicação traz um plano estratégico que pode redefinir a sustentabilidade e a inovação no campo brasileiro até 2032.
Agricultura orgânica avança, mas produtores cobram recursos e menos burocracia
O Presidente da Câmara Temática de Orgânicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Carlos Demattê Filho, também acredita que a produção orgânica possa combater problemas como desigualdade social e impacto climático.
Manejo de fertilizantes orgânicos pode otimizar aproveitamento do nitrogênio
Uma pesquisa da Embrapa Agrobiologia identificou que a forma de…
Embrapa: Soja hortaliça, nova opção para agricultores familiares orgânicos
Uma nova opção de hortaliça orgânica começa chegar às feiras cariocas. A soja hortaliça, conhecida por edamame, já está sendo testada e comercializada por agricultores familiares orgânicos do estado do Rio de Janeiro. Os testes de cultivo no RJ da soja brasileira BRS 267 desenvolvida pela Embrapa para o consumo humano como hortaliça foram iniciados em 2017 com bons resultados em solos fluminenses.
Pesquisadores desenvolvem primeiro sistema orgânico de maracujá do País
Cientistas da Embrapa desenvolveram o primeiro sistema orgânico do País para a produção do maracujazeiro. Experimentos realizados no município de Lençóis, na Chapada Diamantina, Bahia, mostraram níveis de produtividade muito superiores aos registrados no sistema convencional no estado: 28 toneladas por hectare (t/ha) contra 10,5 t/ha, em média.




