
Especialistas analisam novo cenário do setor de alimentos após a crise
Durante o seminário online, especialistas destacaram alguns aspectos que poderão favorecer a formação de um novo cenário no comércio de alimentos, entre eles, a valorização de mercados e produtores locais, o e-commerce, as tecnologias de rastreabilidade, as entregas em domicílio e a maior proximidade entre produtores e consumidores.

Brasil precisa avançar em informação e marketing para conquistar mercado global de orgânicos
“É preciso colocar os produtos no estande da feira, mas antes de tudo é fundamental construir uma política de informações que explique o valor nutricional e as propriedades destas frutas, que fale dos biomas onde são produzidas, da sustentabilidade e da característica familiar dos produtores rurais envolvidos”.

Indústria de alimentos lança estratégias para se adaptar às novas demandas de consumo
A questão “não é somente consumir mais produtos orgânicos e naturais, mas também adquirir produtos que atendam a outras expectativas como apelo verde, transparência nas informações e rótulos limpos (clean label), com a descrição de ingredientes sem nomes complicados”.

SNA participa de seminário de produção orgânica no Rio Grande do Norte
Por fim, a diretora da SNA ressaltou a importância da análise de dados coletados de compradores e consumidores como ferramentas de vantagem competitiva das empresas para desenvolver novos produtos, observar o comportamento dos consumidores e promover estratégias de marketing.

Como produzir milho orgânico?
Com o objetivo de transmitir aos produtores os conhecimentos e técnicas necessárias ao cultivo do milho orgânico, o Centro de Inteligência em Orgânicos da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) desenvolveu um manual completo sobre o assunto, incluindo informações que vão desde a área para o cultivo, técnicas de manejo, até o controle de doenças e pragas.

CI Orgânicos debate concorrência com foco em estratégias de mercado
“As empresas que trabalham com alimentos sustentáveis devem analisar e rever as diversas etapas da produção e industrialização dos mesmos”, disse Sylvia Wachsner, coordenadora do CI Orgânicos.

SNA lança manuais para técnicos e agricultores de orgânicos
Visando incentivar a cadeia produtiva de produtos orgânicos em todo o país, o Centro de Inteligência em Orgânicos, mantido pela Sociedade Nacional de Agricultura, lançou dois manuais com informações e orientações para técnicos e produtores rurais.

Quatro marcas mais conhecidas de orgânicos são da rede OrganicsNet da SNA
A Coopernatural, cooperativa do Rio Grande do Sul, figura entre as marcas mais lembradas pelos consumidores de orgânicos, de acordo com pesquisa inédita do setor.

Debate: mercado de sementes orgânicas
Em relação ao mercado atual de sementes orgânicas, o coordenador do Mapa salientou que hoje em dia há uma necessidade de investimento em sementes adaptadas. “São elas que podem dar uma resposta mais adequada ao sistema”, afirmou Rogério Dias.

Mercado de sementes orgânicas no Brasil começa a atrair investidores
Luis Carlos Demattê Filho chama a atenção para a importância da regulamentação do ambiente de produção e comercialização de sementes orgânicas.