
Coopernatural aposta na diversidade de produtos orgânicos
Nascida em 2001, na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, a Coopernatural — associada da Rede OrganicsNet — atravessa duas décadas de existência apostando na diversidade de produtos no seu portfólio. De canjica de milho, passando por cerveja artesanal, até geleias, chás, além da novidade que é o amendoim torrado, somam-se quase 200 produtos.

A união faz a força
Na Raiar, tivemos um trabalho de dois anos de planejamento antes de começar a fazer qualquer coisa. É importante conversar com o seu consumidor, com o fornecedor de equipamentos, com quem já está no setor para entender as dificuldades, as oportunidades e os caminhos. O planejamento ajuda você a ter norte e estar preparado para as adversidades. Meu principal conselho é: converse, mergulhe nos números, custos, riscos. Além disso, faça tudo sempre muito bem feito.

Produção biodinâmica promove a sustentabilidade no semiárido brasileiro
Segundo Pierre Landolt, com a agricultura biodinâmica, a renda média na região onde está localizada sua fazenda, cresceu 503% nos últimos dez anos, um aumento acima ao de outros municípios do entorno. O empresário participou, nesta terça-feira, ao lado de convidados, da videoconferência “Impacto da Fazenda Tamanduá, produtora biodinâmica, na sustentabilidade do semiárido”.

Estruturação da Cadeia Produtiva de Grãos Orgânicos
Conversa com os executivos da Raiar Orgânicos e da Folio, rede de produtores e pesquisadores com foco no desenvolvimento de tecnologia para a produção de grãos orgânicos, duas empresas que se propõem a revolucionar o mercado de proteína animal orgânica brasileira.

“Mercado de orgânicos precisa de diversidade e maior eficiência”, afirma especialista
“Geramos 30 mil toneladas por ano de grãos, sendo a metade soja e derivados”, informou Baerle, da Gebana Brasil. O cultivo de trigo e milho orgânicos em rotação com a soja ampliou a renda das famílias e criou novas cadeias produtivas, com a elaboração de subprodutos de valor agregado.

Soja e grãos orgânicos como diferencial – Série Conversas CI Orgânicos / OrganicsNet
A partir de 2002, suíça Gebana, já no Brasil, mudou seu foco de atuação, passando de cliente de produtores de soja orgânica a empresa de apoio às famílias dos agricultores.

Feiras agroecológicas estimulam a troca de conhecimento e impulsionam o mercado de alimentos orgânicos
“Mesmo na pandemia, a feira é um porto seguro”, avaliou o empresário. “São locais de aprendizado, onde se cultivam relações pessoais. A pandemia trouxe o fechamento do comércio, mas as feiras agroecológicas se mantiveram”, reforçou Maria Helena, que destacou a parceria de sua empresa com agricultores familiares e outras agroindústrias.

Produção orgânica e sustentabilidade: Conversas CI Orgânicos/OrganicsNet
Para conversar sobre produção orgânica, sustentabilidade, energia solar, turismo, entre outros assuntos, o CI Orgânicos convidou o casal de empresários Willian Rada da Rocha e Maria Helena da Rocha, da agroindústria familiar Novo Citrus.

Segurança do produtor é prioridade no cooperativismo do setor orgânico
Já o presidente da Coopernatural destacou a importância de aquisição de conhecimento sobre o setor, com o incentivo à troca de informações. “A ideia é sempre levar mais informação aos nossos consumidores”, incluindo, além de dados específicos sobre os produtos e sua origem, aspectos sobre os custos de produção.

Certificação de produtos é tema de videoconferência da SNA
A certificação pode ser uma boa estratégia de diferenciação de produtos com agregação de valor, podendo oferecer vantagens e garantia de transparência e credibilidade para os consumidores.