
A agricultura regenerativa como mecanismo conciliador entre o meio ambiente e a produção
As práticas agrícolas regenerativas, mais do que um conjunto de técnicas, são uma filosofia de vida que reúne conhecimento ancestral e inovação, buscando mimetizar os processos idiossincráticos naturais, focando na biodiversidade, na saúde do solo e no ciclo da água e do carbono, ao final, criando uma agricultura mais produtiva e resiliente.

Conheça o futuro agroflorestal que está sendo planejado e executado pela Preta Terra
Práticas agroflorestais difundidas pela empresa trazem resiliência climática e financeira para produção agropecuária no Brasil e no mundo.

Guia de Agrofloresta na Mata Atlântica – Experiências em Mosaicos de Unidade de Conservação
A prática dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) na Mata Atlântica brasileira tem ganhado escala e reconhecimento nas últimas décadas, tanto como um sistema de produção agropecuária quanto para restauração ecológica e recuperação de áreas degradadas. Esse modelo, que vem sendo praticado há milhares de anos por comunidades tradicionais, povos indígenas e pela agricultura familiar, tem despertado a atenção de técnicos, pesquisadores e interessados nos benefícios ambientais, sociais e econômicos desses sistemas e suas diferentes possibilidades de interações entre humanos, componentes vegetais e animais.

Cultivo de Fruteiras em Sistemas Agroflorestais
A degradação de recursos naturais como resultado dos desmatamentos na Amazônia tem sido um dos maiores problemas ambientais do final do século XX e início do século XXI. A alternativa concreta à degradação de recursos naturais, os sistemas agroflorestais (SAF) proporcionam um manejo dos recursos naturais de forma dinâmica e ecológica, que através da integração de árvores, fruteiras, cultivos anuais e/ou animais em pequenas propriedades, grandes fazendas e outros cenários, diversifica e aumenta a produção, promovendo benefícios econômicos e sociais para os usuários dos recursos naturais.

Associativismo e SAF’s na região cacaueira da Bahia
O estudo descreve ações piloto que, aliadas as já desenvolvidas por diversas organizações atuantes no Sul da Bahia.