
Quanto valem os benefícios de uma floresta? Livro da USP debate pagamento por serviços ambientais
Pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos da USP lançam livro gratuito sobre Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), discutindo boas práticas, desafios e o impacto do mecanismo na preservação ecológica. Quanto valem os benefícios de uma floresta? Confira Livro da USP debate pagamento por serviços ambientais.

MDA e Embrapa lançam cursos on-line para ampliar conhecimento de agentes de ATER
Capacitações virtuais são gratuitas e contam com sete cursos que serão lançados semanalmente, até dezembro. Essa iniciativa pretende capacitar e ampliar o conhecimento técnico dos agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Os cursos serão lançados semanalmente, até 6 de dezembro, data de encerramento da Semana do Extensionista. Neste período, o público terá acesso a cursos com temas como “Ferramentas participativas e agroecológicas para conservação de sementes crioulas” e “Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica”.

Café orgânico em sistema agroflorestal produz grãos premiados no Espírito Santo
Há algumas gerações, a Fazenda Camocim, nas montanhas capixabas, faz a integração entre produção e floresta. Lá, o produtor Henrique Sloper investe no plantio de café arábica orgânico e integrado à floresta, o que traz diversas vantagens no manejo e no controle de pragas. Os resultados são cafés especiais com notas acima da média e premiados internacionalmente. Ele recebeu a nossa reportagem em sua propriedade e falou sobre o sistema.

5 maneiras de acelerar a transição para uma agricultura sustentável
Tecnologia de ponta e práticas agroflorestais estão entre as recomendações para uma produção que proteja o ambiente e garanta a segurança alimentar. O setor agrícola desempenha um papel crítico na economia global. Fornece emprego a uma parcela significativa da força de trabalho mundial e contribui para o PIB de muitos países. No Brasil, por exemplo, o PIB do agro representa cerca de 25% de tudo o que é produzido no país.

A agricultura regenerativa como mecanismo conciliador entre o meio ambiente e a produção
As práticas agrícolas regenerativas, mais do que um conjunto de técnicas, são uma filosofia de vida que reúne conhecimento ancestral e inovação, buscando mimetizar os processos idiossincráticos naturais, focando na biodiversidade, na saúde do solo e no ciclo da água e do carbono, ao final, criando uma agricultura mais produtiva e resiliente.

Conheça o futuro agroflorestal que está sendo planejado e executado pela Preta Terra
Práticas agroflorestais difundidas pela empresa trazem resiliência climática e financeira para produção agropecuária no Brasil e no mundo.

Guia de Agrofloresta na Mata Atlântica – Experiências em Mosaicos de Unidade de Conservação
A prática dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) na Mata Atlântica brasileira tem ganhado escala e reconhecimento nas últimas décadas, tanto como um sistema de produção agropecuária quanto para restauração ecológica e recuperação de áreas degradadas. Esse modelo, que vem sendo praticado há milhares de anos por comunidades tradicionais, povos indígenas e pela agricultura familiar, tem despertado a atenção de técnicos, pesquisadores e interessados nos benefícios ambientais, sociais e econômicos desses sistemas e suas diferentes possibilidades de interações entre humanos, componentes vegetais e animais.

Cultivo de Fruteiras em Sistemas Agroflorestais
A degradação de recursos naturais como resultado dos desmatamentos na Amazônia tem sido um dos maiores problemas ambientais do final do século XX e início do século XXI. A alternativa concreta à degradação de recursos naturais, os sistemas agroflorestais (SAF) proporcionam um manejo dos recursos naturais de forma dinâmica e ecológica, que através da integração de árvores, fruteiras, cultivos anuais e/ou animais em pequenas propriedades, grandes fazendas e outros cenários, diversifica e aumenta a produção, promovendo benefícios econômicos e sociais para os usuários dos recursos naturais.

Associativismo e SAF’s na região cacaueira da Bahia
O estudo descreve ações piloto que, aliadas as já desenvolvidas por diversas organizações atuantes no Sul da Bahia.