
Confira entrevista com os fundadores da Raiar Orgânicos, empresa referência em proteína orgânica no Brasil
O jornalista Reinaldo Azevedo em seu programa “Reconversa”, entrevista Marcus Menoita e Luis Barbieri, fundadores da Raiar Orgânicos, empresa referência em proteína orgânica no Brasil. Eles eram ases no mercado de grāos quando decidiram apostar em proteína sem defensivos. Mobilizaram R$ 200 milhões junto a investidores e criaram a Raiar Orgânicos. Com um ano no mercado, é a segunda na venda de ovos. Eis um modo de ver o futuro e um negócio. Eis um negócio e um modo de ver o futuro. Hoje, compram grãos de 70 produtores, incluindo uma cooperativa do MST. Não é só uma conversa sobre o ofício de dois empresários. Trata-se de um papo sobre um Brasil bom e possível. No ovo, o voo do novo.

Recuperação de áreas degradadas em assentamento: produção de grãos orgânicos
Parceria incentiva produção orgânica para recuperar áreas degradadas em assentamentos. Em 2019, Luis Barbieri, CEO da Raiar Orgânicos, procurou o MST buscando incentivar a produção de grãos orgânicos para alimentar o plantel de galinhas poedeiras. No começo, a Raiar utilizou a estrutura de beneficiamento e armazenamento da Cooperativa Da Terra, em Itaberá (SP), que só trabalha com produtos não transgênicos. A Raiar custeou e forneceu a assistência técnica para a conversão dos solos degradados e a certificação, uma imposição do mercado de orgânicos.

De grão em grão, apoio da indústria fortalece orgânicos
Entre as galinhas e os ovos da Raiar Orgânicos, o que vem primeiro mesmo é a ração. Afinal, para garantir ovos realmente livres de químicos e com respeito aos ecossistemas, a produção do alimento das penosas precisa estar no centro da estratégia e obter apoio direto da indústria interessada. É a proposta de muitas empresas que se lançam no mundo dos orgânicos: fomentar a produção dentro de cada porteira para estruturar a cadeia de produção.