
Pioneirismo e sustentabilidade: a trajetória da Fazenda Malunga no DF
Liderada por Clevane Ribeiro Pereira Valle e Joe Valle, a fazenda tornou-se referência na produção de alimentos orgânicos na capital federal. Atualmente, a Fazenda Malunga abastece mais de 130 pontos de venda, tem quatro lojas no DF e um atacado no Ceasa, oferecendo cerca de 80 produtos, entre hortaliças, laticínios e itens minimamente processados, como saladas prontas. Todos os alimentos da fazenda seguem as normas de certificação do Ministério da Agricultura. Para Clevane, esse selo é essencial para a confiança do consumidor e reflete o cuidado com cada etapa da produção, do solo ao alimento final, fator que justifica o valor um pouco mais elevado dos orgânicos.

Produtores rurais vão representar DF em feira internacional do setor de frutas e hortaliças
Presença brasiliense no evento – que será em São Paulo, entre 25 e 27 de março – reforça a importância da agricultura regional e abre novas oportunidades de exportação. Doze produtores rurais vão representar o Distrito Federal em uma das maiores feiras internacionais do setor de frutas e hortaliças, a Fruit Attraction 2025. O evento, que será no Centro de Convenções São Paulo Expo, de 25 a 27 de março, promete reunir mais de 2 mil expositores e receber mais de 90 mil visitantes de diversos países. O público poderá conhecer o lado rural do Quadradinho no estande “Agricultura do DF: frutos de um Cerrado que alimenta o mundo”.

Produtores de alimentos orgânicos comemoram aumento nas vendas
Apesar do aumento nas vendas, o preço elevado ainda é um fator limitante para o consumo. O crescente mercado de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos faz com que os produtores de orgânicos comemorem o aumento nas vendas; no entanto, o preço elevado ainda é um fator limitante para o consumo.

Ministro Fávaro debate linha de crédito para fortalecimento da produção de orgânicos no país
Proposta visa incentivar o aumento da oferta de alimentos orgânicos aos consumidores. Com mais de 25,4 mil registros no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, o setor ainda encontra espaço para crescer e se desenvolver. Em reunião sesta terça-feira (2) no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o ministro Carlos Fávaro discutiu a construção de propostas para o fortalecimento da agricultura orgânica brasileira com o presidente da Câmara Setorial Temática da Cadeia Produtiva da Agricultura Orgânica, Rogério Dias; o diretor da Fazenda Malunga, Joe Valle e o deputado federal Bohn Gass.

Mapa faz reunião para debater medidas de fortalecimento do mercado de orgânicos
Encontro debateu possibilidades para modernizar a legislação e fortalecer a Câmara Setorial da Agricultura Orgânica. Na ocasião, foram abordadas possível soluções para aperfeiçoar a atual legislação, com foco em agilizar processos, como por exemplo, o de certificação. Também foi levantada a oportunidade de fazer acordos com países parceiros para equivalência de produtos orgânicos, para facilitar a compra e a venda de produtos da categoria.

Fazenda Malunga: produção sustentável de orgânicos em Brasília
Conheça a Fazenda Malunga, próxima à Brasília, uma das maiores fazendas de orgânicos do Brasil, e seu fundador, Joe Valle. Na Malunga, são produzidas 5 mil toneladas de hortaliças por ano, que são vendidas para 6 lojas próprias e redes de varejo A fazenda também produz legumes, leite orgânico e laticínios.

Na luta contra a fome, agricultores combatem desperdício de alimentos
Mais da metade do descarte ocorre durante a produção, colheita e transporte, aponta o Movimento “Pacto contra a Fome”. No Brasil, 21 milhões de pessoas vivem em insegurança alimentar grave.

Fazenda Malunga: uma das pioneiras da produção orgânica.
A 70 km de Brasília, a Malunga, é referência nacional no mercado de orgânicos, que produz alimentos saudáveis sem agrotóxicos, adubos químicos ou hormônios.

Certificação poderá alavancar a gestão da produção de orgânicos no Brasil, afirma empresário
O Brasil poderá se tornar um celeiro mundial de produção de orgânicos, mas o setor ainda convive com alguns entraves como desinformação, preconceito e falta de gestão nas empresas rurais. A observação foi feita pelo empresário, engenheiro florestal e administrador da Fazenda Malunga, Joe Valle.

Dificuldades para multiplicar sementes orgânicas
Maioria dos produtores orgânicos utiliza sementes convencionais. Produção de sementes orgânicas fica restrita aos pequenos agricultores.