
O que é agricultura orgânica?
Muito mais que uma tendência momentânea, a agricultura orgânica vem crescendo acima das expectativas, ano a ano, tanto no Brasil quanto no mercado global. E à medida que mais consumidores descobrem as vantagens dos alimentos orgânicos, novos negócios são abertos para incrementar um segmento que já movimenta bilhões de dólares.

Agricultura orgânica – Controle de Pragas
Cartilha “Produtos Alternativos para o Controle de Pragas e Doenças na Agricultura” Principal incentivadora do cultivo orgânico à época, a engenheira agrônoma da Cohidro, Sônia Loureiro, elaborou a cartilha educativa intitulada “Produtos Alternativos para o Controle de Pragas e Doenças na Agricultura”. No livreto, totalmente ilustrado, a Engenheira agrônoma propõe métodos sustentáveis de produção orgânica como receitas caseiras de produtos naturais, compostagem orgânica, cobertura morta e adubação verde, entre outras.

Mapa alcança 60 especificações de referência para o controle de pragas
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou a Portaria nº 1.127, que eleva para 60 o número de especificações de referência (ER) de produtos fitossanitários com uso aprovado para a agricultura orgânica. As novas ER são de amplo acesso e devem facilitar o registro de produtos à base de agentes biológicos de controle.

Importância, Comportamento e Sugestões de Manejo da Lagarta-saia-justa em Cultivo Orgânico de Cajueiro-anão
No Brasil, existe atualmente o registro de cerca de uma centena de espécies de insetos e ácaros associados ao cajueiro (Anacardium occidentale L.), das quais vinte espécies são consideradas de importância econômica. Entre elas, figuram alguns lepidópteros desfolhadores, a exemplo da lagarta-saia-justa, Cicinnus callipius Sch. (Lep.: Mimalllonidae), que além de reduzir a área foliar da planta, também se alimenta de inflorescências e brotações novas do cajueiro, comprometendo seriamente a produção.

Agricultura de base ecológica em sistemas urbanos: potencialidades, limitações e experiências
A agricultura urbana conduzida com princípios ecológicos é uma alternativa para produzir alimentos saudáveis, mas exige planejamento e tecnologias adequadas. Esta abordagem ecológica deve basear-se na diversidade das culturas, nos fertilizantes orgânicos ou minerais de origem natural e no controlo de pragas e doenças por meios não tóxicos.

Sistema Orgânico de Produção de Morangos
A crescente demanda por alimentos mais naturais, buscando uma vida mais saudável, é um dos fatores que vêm estimulando a produção de morangos em sistema orgânico, livres de resíduos de agrotóxicos. Buscando atender a demanda crescente de informações técnicas, a Embrapa desenvolve pesquisas buscando identificar cultivares mais adaptadas ao sistema de produção orgânica de morangos.

Ocorrência e Importância de Inimigos Naturais de Pragas em Cultivo de Cajueiro Orgânico
Inicialmente encontrado em plantios subespontâneos restritos às faixas litorâneas e intercaladas com vegetação natural, o cajueiro (Anacardium occidentale L) foi submetido, há aproximadamente três décadas, a uma rápida expansão de sua área plantada (PARENTE et al., 1991). Extensas áreas foram desmatadas, formando-se imensos monocultivos e ensejando o desequilíbrio ambiental e consequente aumento da incidência e severidade das pragas.

Déficit hídrico na indução do florescimento e do aumento da produtividade da mangueira ‘Ubá’ em cultivo orgânico na região da Chapada Diamantina, Bahia
O Brasil é o sétimo maior produtor mundial de manga (Mangifera indica L.), com produção de, aproximadamente, 1.000.000 de toneladas em 2015, em uma área cultivada de 64,3 mil ha e produtividade média de 15,2 t/ha (IBGE, 2015). Quase toda essa produção se baseia na variedade Tommy Atkins, produzida mediante o sistema convencional,
em que o manejo das plantas (nutrição, indução floral e o controle de pragas e doenças) é feito utilizando-se de produtos químicos.

Soja orgânica: alternativas para controle de insetos e pragas
O manejo dos insetos-pragas da soja é o propósito…
Diatomáceas como alternativa no controle de pragas de milho armazenado
O estudo avaliou a eficácia da terra de diatomáceas no controle de pragas de grãos armazenados, provenientes da produção orgânica da agricultura familiar. A terra de diatomáceas é um pó inerte, proveniente de algas diatomáceas fossilizadas, cujo principal componente é o dióxido de sílica.