
Controle biológico da broca-da-cana-de-açúcar
O desenvolvimento do programa de controle biológico da broca-da-cana-deaçúcar, (Diatraea saccharalis) com a utilização da vespinha Cotesia flavipes teve inicio na década de 70 no Estado de São Paulo . Nos dias atuais, aproximadamente, 90% das áreas de cultivo de cana-de-açúcar no Brasil são utilizadas vespinhas para o controle da broca-da-cana.

Microrganismos Endofíticos: potencial de uso como agentes de biocontrole da ferrugem do cafeeiro
O reino vegetal é colonizado por uma diversidade de microrganismos endofíticos, principalmente bactérias e fungos, os quais estabelecem relações não patogênicas com seus hospedeiros. Quando benéficas tais associações podem estimular o crescimento das plantas, aumentar a resistência a doenças e às condições adversas do ambiente, como estresse hídrico.

Controle Biológico como Opção no Manejo de Pragas do Algodoeiro
O agroecossistema algodoeiro possui muitas características que o torna relativamente complexo quanto ao manejo
de pragas. Por décadas o manejo integrado de pragas do algodoeiro tem buscado sedimentar ou desenvolver práticas como sistema de amostragem, nível de controle e táticas melhor adaptadas ao controle das pragas.

Controle biológico de pulgões do trigo
Os pulgões, sentenças do trigo no Brasil, são nativos da Ásia e da Europa de onde, provavelmente, foram introduzidos na América. Neste novo ambiente, livres de seus inimigos naturais, atingiram altas populações na década de 70. Em 1978, o Centro Nacional de Pesquisa de Trigo (CNPT) iniciou um programa de controle biológico de pulgões, introduzindo parasitos nas regiões de origem da praga.

Controle biológico do mandarová da mandioca Erinnyis ello
Esta cartilha-guia é entrega de resultado vinculado ao projeto QUINTAL_SAN – Plano de Ação Fitossanidade 06.11.01.007.00.05 – que tem por objetivo servir como guia prático para agricultores familiares visando ao controle biológico aplicado para a lagarta mandarová Erinnyis ello, inseto praga da cultura da mandioca.

Produção, Mercado e Certificação de Produtos Orgânicos
A preocupação crescente da sociedade com a preservação e a conservação ambiental tem resultado na busca pelo setor produtivo de tecnologias para a implantação de sistemas de produção agrícola com enfoques ecológicos, rentáveis e socialmente justos. O enfoque agroecológico do empreendimento agrícola se orienta para o uso responsável dos recursos naturais (solo, água, fauna, flora, energia e minerais).

Avaliação do consórcio de cenoura com alface em sistema orgânico de produção
A agricultura orgânica surge como uma alternativa ao atual modelo de produção, baseado em intensa mecanização e no uso intensivo de insumos industrializados, e pode ser definida como “sistemas de produção que evitam ou excluem o uso de fertilizantes de composição sintética, pesticidas, reguladores de crescimento e aditivos conservantes de alimentos.

Recomendações para obter um controle biológico mais eficaz da broca-da-cana-de-açúcar
A cana-de-açúcar é uma cultura de grande expressão econômica no Brasil, sendo cultivada em todas as regiões do País. A área plantada na safra 2012/2013 e destinada à atividade sucroalcooleira foi estimada em mais de 8,5 milhões de hectares e seu cultivo continua em plena expansão no Brasil, com progressivo aumento nos estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste e no Paraná, na região Sul (CONAB, 2012). Entretanto, a produtividade anual da cana-de-açúcar pode ser afetada por fatores climáticos, como geada, excesso ou falta de chuva, além de fatores bióticos, como a ocorrência de insetos-praga.

Controle de formigas cortadeiras na produção orgânica de frutas, com utilização de isca biológica
O controle de formigas é um dos principais gargalos para a agricultura, especialmente nos sistemas orgânicos de produção, que não permitem a utilização de insumos químicos sintéticos ou materiais transgênicos (Brasil,
1999). As formigas atuam em diversas espécies vegetais, causando perdas a diferentes sistemas de produção devido à utilização de substratos vegetais frescos para cultivo do fungo do qual se alimentam (ANJOS et. al.,1998).

Controle biológico do mofo cinzento do morango
Pesquisadores da Embrapa em parceria com outras instituições desenvolvem tecnologias para o aprimoramento de sistemas de produção de morango orgânico. De acordo com eles, os inimigos naturais para o controle biológico foram obtidos em áreas de cultivo de morango e também de outras culturas.