
Fazenda Tamanduá: inovação e sustentabilidade impulsionando o crescimento no Sertão da Paraíba
Com práticas de agricultura biodinâmica e tecnologias avançadas, a Fazenda Tamanduá é referência de sucesso econômico e ambiental no Sertão. A Fazenda Tamanduá, localizada no Sertão da Paraíba, é um exemplo de como a inovação e a sustentabilidade podem transformar a agricultura em uma região marcada por desafios climáticos. Fundada por Pierre Landolt, um franco-suíço naturalizado brasileiro, a fazenda se destaca pela implementação da agricultura biodinâmica, que respeita os ciclos naturais do solo e promove a saúde ambiental. Essa abordagem inovadora, juntamente com o investimento contínuo na propriedade, tem gerado impacto positivo na economia local, melhorando o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da região e criando empregos.

Fazenda Camocim é a primeira empresa brasileira de café a receber certificação de agricultura orgânica regenerativa
O processo de avaliação da certificação ROC concentra-se em três pilares fundamentais para equilibrar produção e sustentabilidade: saúde do solo, bem-estar animal e justiça social. A saúde do solo é avaliada pelo aumento da matéria orgânica e da vida no solo ao longo do tempo, bem como pelo sequestro de carbono.

Surfista produz café a partir de fezes de jacu, e grão vira iguaria vendida por de R$ 1.100 o quilo no Brasil
Cafeicultor ‘descobriu’ modalidade de produção em visita à Indonésia e trouxe ideia para sua fazenda no Espírito Santo. Na Camocim, um pássaro selvagem chamado jacu incomodava bastante, comendo os grãos maduros de café e deixando suas fezes no meio da lavoura. Era uma praga e chegamos a pensar em buscar um predador para ele, mas a história da civeta me inspirou a fazer algo com os resíduos do jacu — conta Sloper em conversa durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, este mês.

Fazenda Tamanduá aposta no cultivo da spirulina
Na fazenda, existem várias culturas. Atualmente, o mais recente investimento é a produção de spirulina, uma microalga com mais de 50 nutrientes, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “alimento do milênio”. A spirulina ainda está sendo muito estudada, mas alguns benefícios já foram comprovados pela ciência, como a capacidade de controlar a glicemia e de reduzir a fração ruim do colesterol.

Como chifres e as fases da lua interferem na plantação? Conheça a agricultura biodinâmica
Depois de ficarem debaixo da terra durante o inverno, os chifres são desenterrados e o esterco é diluído em água, para o preparo de uma solução que é usada nas plantas e no solo. “[A solução] potencializa as nossas culturas para um desenvolvimento melhor de raiz e de folhas, dá um vigor melhor para as plantas. Uma forma de cultivo que se guia pelas fases da lua e que prepara uma solução a partir de estercos que ficam enterrados por meses em um chifre de vaca.

Produção de vinhos biodinâmicos segue fases da Lua
A agricultura biodinâmica, ainda pouco difundida, é uma mistura de…