
Produção orgânica de batata-doce
O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção orgânica de batata-doce na safra de outono/inverno, em São Carlos-SP. Foi utilizado o delineamento experimental de blocos casualizados, com cinco cultivares/genótipos como tratamentos, em quatro repetições, com dez plantas por parcela. Quatro cultivares e um genótipo foram utilizados: 1) Beauregard; 2) BRS Cotinga; 3) BRS Anembé; 4) Canadense e 5) Brazlândia roxa.

Pesquisa desenvolve batata resistente a doenças foliares e indicada ao cultivo orgânico
A nova cultivar apresenta como principal diferencial a resistência a doenças nas folhas. Mais uma cultivar está sendo lançada pelo Programa de Melhoramento Genético de Batata da Embrapa para ampliar o leque de opções ao setor produtivo. A BRS F50 (Cecília) apresenta como principal diferencial a resistência a doenças nas folhas, o que diminui a necessidade de uso de defensivos químicos, lhe conferindo indicação a sistemas orgânicos de produção. O material foi desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado (RS) e pela Embrapa Hortaliças (DF) com testes nas estações experimentais Cascata (EEC), em Pelotas (RS), e Canoinhas (EECan), no estado de Santa Catarina.

IAC lança as primeiras variedades de batata coloridas do Brasil
Chegam ao mercado nacional as primeiras variedades de batata coloridas desenvolvidas no Brasil com casca e polpa coloridas. O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, desenvolveu a IAC Turmalina com casca roxa e polpa em anéis mesclados de roxo e branco e a IAC Granada, com casca vermelho intenso e polpa em anéis mesclados de vermelho e branco. As duas novidades já estão sendo cultivadas por pequenos e médios produtores.

Cultivo orgânico da batata
Veja como um bom preparo do solo, associado à um bom chegamento de terra (amontoa), sem torrões, evita o ataque da larva-alfinete que perfura os tubérculos da batata, depreciando seu estado.