Agrofloresta

5 maneiras de acelerar a transição para uma agricultura sustentável

5 maneiras de acelerar a transição para uma agricultura sustentável

Tecnologia de ponta e práticas agroflorestais estão entre as recomendações para uma produção que proteja o ambiente e garanta a segurança alimentar. O setor agrícola desempenha um papel crítico na economia global. Fornece emprego a uma parcela significativa da força de trabalho mundial e contribui para o PIB de muitos países. No Brasil, por exemplo, o PIB do agro representa cerca de 25% de tudo o que é produzido no país.

Pioneiro no plantio em harmonia com a natureza

Pioneiro no plantio em harmonia com a natureza

A conclusão foi evidente, a respeito da contribuição do sistema consorciado entre mato e lavoura. “Pra mim tem vários benefícios”, assinala, destacando a resiliência das plantas. As árvores nativas, frutíferas ou não, geralmente mais frondosas, protegem as bergamoteiras da geada forte, dos temporais, granizo e do sol escaldante; além de garantir energia no solo.

Livro: “Agrofloresta, ecologia e sociedade”

Livro: “Agrofloresta, ecologia e sociedade”

O livro, publicado em 2013 pela Kairós Edições,  trata da construção de alternativas para os agricultores e agricultoras ligados à Cooperafloresta, uma organização que reúne famílias rurais dos municípios de Barra do Turvo, em São Paulo, Adrianópolis e Bocaiúva do Sul, no Paraná.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.