
Experiências mostram a importância da agroecologia para a merenda escolar
Pesquisa analisou iniciativas que trouxeram mudanças positivas nos hábitos alimentares e para as comunidades.

Agroecologia nas escolas públicas: educação ambiental e resgate de saberes populares
O projeto “Agroecologia nas escolas públicas: educação ambiental e resgate de saberes populares”, da UFPR Litoral, se propõe a experimentar e estimular aberturas nos espaços formais dos currículos escolares para promover uma maior integração entre sujeitos que fazem a escola e os elementos culturais que transpassam o território que a compreende.
Essa iniciativa teve origem no projeto “Traços culturais da comunidade da Ilha de Valadares” (vigente entre 2015 e 2018), que realizou ações voltadas ao fomento e à valorização da cultura e de atividades tradicionais caiçaras junto à comunidade e escolas municipais de Paranaguá/PR. Em 2019, as atividades passaram a ser desenvolvidas nas escolas: Escola Municipal do Campo Luiz Andreoli e Escola Municipal Profa Sully da Rosa Vilarinho. Atualmente envolve estudantes, educadoras e demais servidores das referidas escolas, bem como docentes e estudantes de cursos de graduação e licenciatura da UFPR Litoral.